Topo

Após ser pichada, quadro de Rothko volta a ser exibido em Londres

13.mai.2014 - Membro do Tate Modern observa quadro de Mark Rothko, "Black on Maroon", que volta ao museu após ter sido pichada - Reuters
13.mai.2014 - Membro do Tate Modern observa quadro de Mark Rothko, "Black on Maroon", que volta ao museu após ter sido pichada Imagem: Reuters

13/05/2014 09h00

A obra do pintor americano Mark Rothko, "Black on Maroon" (1958), voltou restaurada nesta terça-feira às paredes do museu Tate Modern de Londres, quase dois anos depois de ser atacada com um spray.

Em outubro de 2012, Wlodzimierz Umaniec, um homem que dizia ser o fundador do movimento artístico "amarelismo", escreveu com spray preto seu nome e a legenda "12 uma obra potencial do amarelismo".

O valor das obras de Rothko é calculado em milhões de dólares. Sua pintura mais cara até agora, "Orange, Red, Yellow", foi vendida em leilão por 86 milhões de dólares em dezembro de 2012.

"Black on Maroon" foi uma doação ao museu londrino do pintor nascido em Daugavpils, Letônia, em 1903, e morto em 1970 em Nova York.

O spray atravessou várias camadas da pintura e "embora seu dano permanecerá sempre sob a superfície, a obra foi recuperada a uma condição apresentável", explicou a Tate Modern em um comunicado. Os trabalhos de restauração duraram 18 meses.

"A Tate tem uma equipe de conservação que é uma das melhores do mundo. Sua experiência, rigor, trabalho paciente e seu respeito pelo quadro nos permitiram recuperá-lo para o público", explicou no comunicado o diretor do museu, Nicholas Serota. "A obra volta a estar à vista do público, como nosso pai quis", comemorou Christopher Rothko, filho do pintor.