Topo

Alemanha divulga quadros de Picasso e Cézanne do "tesouro nazista"

Desenhos ou aquarelas de Picasso, Degas, Delacroix e Cezanne estão entre as 1.406 obras de arte encontrado em Munique - AFP
Desenhos ou aquarelas de Picasso, Degas, Delacroix e Cezanne estão entre as 1.406 obras de arte encontrado em Munique Imagem: AFP

Da AFP, em Berlim

28/11/2013 12h17

A Alemanha divulgou na internet imagens de 101 desenhos ou aquarelas de Picasso, Degas, Delacroix e Cezanne que estão entre as 1.406 obras do tesouro artístico encontrado em Munique e do qual parte teria sido roubada de judeus durante o regime nazista. Também divulgou fotos de obras de Ingres e Rodin no site lostart.de.

Até o momento foram divulgadas 219 das 1.406 obras encontradas em fevereiro de 2012 no apartamento do idoso Cornelius Gurlitt, filho de um negociante de arte de passado duvidoso durante o nazismo.

O governo alemão anunciou que divulgaria progressivamente as fotos de 590 das 1.409 obras. Imagens de obras de Munch e Toulouse-Lautrec já haviam sido reveladas.

Em uma entrevista concedida à AFP em 22 de novembro, Nana Dix, neta do pintor alemão Otto Dix, que também tem obras no "tesouro nazista" de Munique, considerou "escandalosa" a atitude da Alemanha na espoliação de obras de arte durante o Terceiro Reich.