Topo

Stephen Greenblatt, escritor que vem a FLIP em julho, ganha Pulitzer de melhor Não-Ficção

O escritor Stephen Greenblatt, que vem a Flip em 2012 e é o vencedor do Pullitzer na categoria Não-Ficção - AP Photo/Harvard University News Office, Rose Lincoln
O escritor Stephen Greenblatt, que vem a Flip em 2012 e é o vencedor do Pullitzer na categoria Não-Ficção Imagem: AP Photo/Harvard University News Office, Rose Lincoln

Nova York

16/04/2012 17h32

Nesta segunda-feira (16), a Universidade de Columbia anunciou os vencedores do Prêmio Pulitzer, um dos prêmios mais importantes da literatura mundial. Pela primeira vez desde 1977, a diretoria do Pulitzer decidiu não entregar um prêmio para a categoria Ficção.

Na categoria Não-Ficção, o escritor Stephen Greenblatt, que visita o Brasil em julho para a Flip de 2012, foi premiadoo pelo livro "The Swerve: How the World Became Modern" (A Virada: Como o Mundo se Tornou Moderno), que será lançado no país pela editora Compahia das Letras. 

A Agência France-Presse e os sites Huffington Post e Politico foram premiados nesta segunda-feira (16) em Nova York com o Pulitzer, maior premiação da imprensa americana. O jornal New York Times, por sua vez, ganhou dois Pulitzer, com destaque para o da categoria "informações internacionais". O fotógrafo da Agência France-Presse, Massoud Hossaini, foi recompensado na categoria "Foto Últimas Notícias", por "sua foto comovente de uma menina chorando de medo após um atentado suicida" em Cabul, indicou o juri Pulitzer.

  • Foto da pequena Afghan Shia Muslim, de 12 anos, em meio a massacre no centro de Kabul. A imagem rendeu o Pulitzer a Massoud Hossaini

"Uma simples foto, fascinante, da qual você vai se lembrar por muito tempo", ressaltou durante uma entrevista coletiva à imprensa o organizador do prêmio Pulitzer Sig Gissler. O jornalista do Huffington Post, David Wood, foi premiado por seu trabalho sobre os ex-combatentes americanos, que voltavam do Iraque e do Afeganistão. Esta é apenas a segunda vez que um site é recompensado com o prêmio Pulitzer. "Isso mostra simplesmente a importância crescente dos sites", disse Gissler.

O Huffington Post é um site que reúne conteúdos de informação e blogs, criado em maio de 2005 por Ariana Huffington e que recebe inúmeras contribuições externas. Ele aborda a atualidade, em política, meio ambiente, cultura, mídia e vários outros temas. O site Politico, conhecido pelos cartuns de Matt Wuerker, é exclusivamente dedicado à política. Essas premiações mostram um "mundo da mídia que muda", declarou Gissler.

O prêmio Pulitzer, criado em 1904 por Joseph Pulitzer, é considerado um dos prêmios mais prestigiosos do jornalismo. Ele é atribuído --a uma ou mais pessoas, ou a um jornal americano-- em 14 categorias, incluindo "Breaking News" (Últimas Notícias - texto e foto), "Utilidade pública" (o mais cobiçado, sempre concedido a um jornal e não a um indivíduo, e que este ano ficou com o jornal Philadelphia Inquirer), "Jornalismo investigativo", "Jornalismo local, nacional ou internacional", "Comentário", "Editorial", "Cartum de imprensa". 

As publicações exclusivamente on-line começaram a concorrer em dezembro de 2009, com a condição de que fossem ao menos semanais, mas o Pulitzer não inclui nem televisões nem revistas. O juri Pulitzer concede também sete prêmios na literatura, no teatro e na música (Literatura de ficção, Biografia, História americana, Peça de teatro, Poesia e Composição musical).

Como em todo ano, os premiados, que ganham, além do prêmio, a soma de 10.000 dólares, serão todos convidados para um almoço em maio no campus da Universidade de Columbia, em Nova York.

Veja a lista de vencedores de 2012 nas categorias de jornalismo: 

Serviço Público - The Philadelphia Inquirer
Furo de Reportagem - Equipe do The Tuscaloosa
Reportagem Investigativa - Matt Apuzzo, Adam Goldman, Eileen Sullivan e Chris Hawley da Associated Press e Michael J. Berens e Ken Armstrong do The Seattle Times
Reportagem Explicativa - David Kocieniewski do The New York Times
Reportagem Local - Sara Ganim e membros do The Patriot
Reportagem Nacional - David Wood do The Huffington Post
Reportagem Internacional - Jeffrey Gettleman do The New York Times
Reportagem Especial - Eli Sanders do The Stranger, um semanário de Seattle
Comentário - Mary Schmich do Chicago Tribune
Crítica - Wesley Morris do The Boston Globe
Editorial - Nenhum vencedor
Cartum em Editorial - Matt Wuerker do POLITICO
Furo de Fotografia - Massoud Hossaini da Agência France-Presse
Fotografia - Craig F. Walker do The Denver Post

Veja os vencedores de 2012 nas categorias Arte, Drama, História, Biografia, Poesia e Não-Ficção Geral: 

Ficção: sem premiado
Drama: “Water by the Spoonful” by Quiara Alegría Hudes
História: “Malcolm X: A Life of Reinvention” by Manning Marable, awarded posthumously (Viking)
Biografia: “George F. Kennan: An American Life” by John Lewis Gaddis (The Penguin Press)
Poesia: “Life on Mars” by Tracy K. Smith (Graywolf Press)            
Não-Ficção Geral: “The Swerve: How the World Became Modern” by Stephen Greenblatt (W. W. Norton and Company)
Music: “Silent Night: Opera in Two Acts” by Kevin Puts, commissioned and premiered by the Minnesota Opera in Minneapolis on Nov. 12, 2011.