Topo

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da Mona Lisa

Curador do Prado Museum, Miguel Falomir conversa com a imprensa sobre a descoberta de uma nova versão de Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci (1/2/2012) - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Curador do Prado Museum, Miguel Falomir conversa com a imprensa sobre a descoberta de uma nova versão de Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci (1/2/2012) Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Madri

01/02/2012 14h36

O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta-feira (1) a descoberta de uma cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, encontrada em seus depósitos, e que foi pintada na mesma época da original por um aluno do mestre. O museu apresentou fotografias da pintura, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração.

A pintura retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático.

Contudo, o fundo estava completamente preto, coberto por várias camadas de tinta preta, que foram removidas por especialistas cuidadosamente. A versão restaurada mostra no fundo uma paisagem de colinas e rios que muito se parece com a pintura original, atualmente no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica "The Art Newspaper", o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos.

A publicação acrescentou que a descoberta ajudará a entender como a obra-prima de Leonardo foi pintada, e notou que a mulher representada no célebre quadro, aparentemente de meia-idade, pode ser resultado da ação do verniz na tela.

"Esta descoberta sensacional vai transformar a nossa compreensão da mais famosa pintura do mundo", apontou a publicação. O museu confirmou as informações da imprensa e se comprometeu a oferecer maiores detalhes em breve.

Quem é Mona Lisa?

Também conhecida como "La Gioconda", Mona Lisa é a pintura de uma mulher criada pelo pintor italiano Leonado Da Vinci, um dos ícones da arte renascentista.

Na época, Mona Lisa definiu um novo padrão de retratos, por mostra-la apenas do busto para cima e com um cenário no fundo. Seu enigmático sorriso tem como data de criação entre 1503 e 1506. Nesta quarta (1), foi descoberta sua cópia mais antiga.