Topo

Museu do Louvre apela ao mecenato para restaurar "tesouros do Cairo"

30/11/2011 19h25

PARIS, França, 30 Nov 2011 (AFP) -O Museu do Louvre, em Paris, fez um novo apelo ao mecenato individual para restaurar e montar dois elementos da arquitetura egípcia que serão expostos em seu futuro departamento de Artes do Islã, informou a instituição à AFP, nesta quarta-feira.

Um ano após o sucesso da campanha "Tous mécènes", que permitiu ao museu adquirir a obra-prima de Lucas Cranach, "Les Trois Grâces" As Três Graças (1531), devido à generosidade do público, o Louvre renova a operação, desta vez para "os tesouros do Cairo a restaurar".

A campanha diz respeito a um pórtico monumental mameluco de 4 m de altura, datando do século XV, com peças separadas acondicionadas em caixas, e um muxarabiê - balcão mourisco do século XVIII, com vitrais sobrepostos.

Esses elementos "espetaculares" e "requintados" não puderam até agora ser restaurados e expostos, informa o Louvre, que conta apresentá-los ao público já na inauguração de seu departamento de Artes do Islã, previsto, em princípio, para o verão de 2012.

A coleta de donativos será feita no período de 1º de dezembro a 29 de fevereiro. O museu tem como objetivo arrecadar 500.000 euros que se somariam a seu orçamento dedicado à restauração, perfazendo um total de 1,2 milhão de euros.

Os doadores terão livre trânsito para conhecer o pórtico mameluco e o balcão mourisco, no novo departamento de Artes do Islã. Com um donativo de 200 euros, terão direito a uma visita privada ao departamento numa terça-feira, dia de fechamento do museu e, a partir de 500 euros, poderão participar de uma soirée privada no departamento.

No ano passado, o Louvre reuniu 1,26 milhão de euros em quatro semanas junto a 7.200 doadores individuais interessados em ajudar na compra do quadro "Les Trois Grâces", proposto ao museu por 4 milhões de euros.