Obra de Schiele bate recorde mundial do artista em leilão, 40 milhões de dólares
LONDRES, 22 Jun 2011 (AFP) -Uma paisagem monumental urbana, pintada pelo expressionista austríaco Egon Schiele, representou um novo recorde mundial para o artista em um leilão de Londres, ao ser arrematada esta quarta-feira por 24,68 milhões de libras (40,09 milhões de dólares), anunciou a casa Sotheby's.
"Häuser mit bunter Wäsche (Vorstadt II)" (Casas com roupas coloridas penduradas - Subúrbios II) quase dobrou o recorde anterior de 22 milhões de dólares, pago por outra obra deste discípulo de Gustav Klimt, em 2006, em Nova York, ao ser adquirido por um comprador anônimo, que o adquiriu por telefone nesta noite dedicada à arte impressionista e moderna.
Pintado por Schiele (1890-1918) em 1914, o quadro foi comprado no ano de sua confecção pelo mecenas Heinrich Bohler e depois vendido por sua viúva a Rudolph Leopold, fundador do museu Leopold de Viena.
Esta instituição austríaca teve que vendê-lo agora para financiar os 19 milhões de dólares que, depois de 12 anos de batalha judicial nos Estados Unidos, aceitou pagar em 2010 por uma obra única de Schiele, o "Retrato de Wally" (seu amante), roubado durante o nazismo de uma galerista judia de Viena.
A paisagem urbana, que tinha um preço inicial estimado em 22-30 milhões de libras, era a jóia do leilão da Sotheby's, que oferecia ao melhor comprador uma seleção de 35 obras, muitas das quais não eram vistas em público em décadas.
Na terça-feira, o leilão de arte impressionista e moderna organizada pela casa rival, Christie's, arrecadou um total de 140 milhões de libras (227 milhões de dólares).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.