UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

22/07/2007 - 13h29

Livro de Harry Potter abre caminho para novos recordes

Da Reuters

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - A caixa registradora não parou de trabalhar neste fim de semana depois do lançamento do sétimo e último livro da série Harry Potter. A nova publicação sobre o menino-mago está a caminho de se tornar o livro com venda mais rápida da história.

A autora J.K. Rowling já tem o recorde com o sexto livro da série e os primeiros número da Grã-Bretanha sugerem que "Harry Potter e as Relíquias da Morte", baterá a marca.

A rede de supermercados Asda está cobrando cinco libras (10 dólares) pelo volume de 608 páginas, uma fração do preço recomendado --17,99 libras.

O desconto valeu a pena em termos de volume. A rede vendeu 97% de suas 500 mil cópias 36 horas depois do lançamento e encomendou mais.

Uma porta-voz da Bloomsbury, editora britânica do livro, afirmou, segundo o jornal "Observer", que as vendas no país podem ter atingido 3 milhões de cópias nas primeiras 24 horas, acima dos 2 milhões de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

As livrarias Waterstone's venderam 100 mil livros em duas horas. A rival WH Smith vendeu 15 livros por segundo na Grã-Bretanha na primeira noite depois do lançamento, passando o recorde do volume anterior de Potter, que atingiu 13 cópias por segundo.

A livraria da internet Amazon.com recebeu 2,2 milhões de pedidos antecipados do sétimo livro, 47% acima do livro número seis.

A editora norte-americana Scholastic ainda não divulgou suas estatísticas. Em 2005, vendeu 6,9 milhões de cópias de "O Enigma do Príncipe" nas primeiras 24 horas.

Segredos

Rowling, primeira escritora bilionária do mundo, deu início ao clima ao redor do livro quando anunciou, no ano passado, que dois personagens seriam mortos e um seria preservado.

Para proteger seus segredos lucrativos, editoras gastaram milhões de dólares para impor um duro embargo sobre o último volume, que começou a ser vendido na noite de sexta-feira no mundo inteiro.

Mas fotos de toda a edição norte-americana começaram a aparecer na Internet no início da semana. Os jornais "The New York Times" e "Baltimore Sun" publicaram críticas na quinta-feira, depois de obterem cópias antes da publicação.

A maioria dos fãs afirma que vai começar a ler o livro a partir do final, mas outros resistem.

"Não consegui não ler o final antes", disse Vineet Sharma em Bombaim.

Mas os fãs podem ficar tranqüilos: ainda não foi desta vez que Harry Potter saiu da história. O lançamento do último filme está programado para 2010.

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host