#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
LONDRES, 20 Jul 2007 (AFP) - A saga de Harry Potter, cujo sétimo e último livro sai neste sábado em todas as livrarias do mundo, é o livro de maior sucesso da história editorial, com os seis primeiros volumes totalizando 325 milhões de exemplares vendidos.
A seguir, alguns dos números que ilustram a magnitude do fenômeno Harry Potter:
- Julho de 1997: publicação na Grã-Bretanha do primeiro tomo, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Saiu primeiro com 1.000 exemplares, e foi reeditado e traduzido.
Cerca de 325 milhões de exemplares dos deis primeiros volumes foram vendidos no mundo, 65 milhões apenas no sexto, "Harry Potter e o Príncipe Mestiço", lançado em julho de 2005.
Aproximadamente um milhão de "audiobooks" foi vendido no mundo.
- a saga foi traduzida para 64 línguas, entre elas, o latim. A 65º tradução está sendo realizada: um dialeto germânico falado numa parte da Alemanha e da Holanda.
- adaptação ao cinema: a partir de 2001, os quatro primeiros filmes geraram 3,5 bilhões de dólares de receitas no mundo.
O quinto, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", lançado em 11 de julho, já rendeu 330 milhões de dólares de receitas brutas no mundo, segundo as primeiras estimativas.
- aproximadamente 167 milhões de DVDs e fitas cassetes foram vendidas desde 2002.
- os produtos Harry Potter geram um bilhão de dólares por ano. São pôsteres, calendários, jogos, adesivos, roupas, entre muitos outros.
- a fortuna da inglesa J.K. Rowling, autora da saga, é estimada em 545 milhões de libras. Ela é mais rica que a rainha Elizabeth.
Daniel Radcliffe, de 18 anos, que interpreta Harry Potter há seis anos, é o adolescente mais rico do Reino Unido, com uma fortuna estimada em 17 milhões de libras.
- vendas do sétimo volume: a editora britânica Bloomsbury anunciou que as reservas no Reino Unido ultrapassam em 17% o volume total de vendas no exterior do volume 6.
O site de vendas Amazon registrou 2,2 milhões de reservas no mundo, batendo o recorde de 1,5 milhão estabelecido no sexto livro.
a editora americana Scoholastic imprimiu a marca recorde de 12 milhões de exemplares.
- ao se colocar as palavras "Harry Potter" no portal de buscas Google, aparecerão 151 milhões de resultados, contra 8,4 milhões no fim de 2005.