UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

19/07/2007 - 09h51

Fãs de Harry Potter dormem na frente das livrarias à espera do último livro



LONDRES, 19 Jul 2007 (AFP) - Fãs de todas as idades e dos quatro cantos do planeta amanheceram nesta quinta-feira diante das livrarias londrinas à espera de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", o sétimo e último volume da saga escrita pela escocesa J.K. Rowling.

Todos querem ser os primeiros a ter em suas mãos o livro que revela o fim das aventuras de Harry Potter, se o jovem bruxo sobrevive ou não nas mãos do cruel Voldemort.

Ilsa Van Aert, 26 anos, chegou na quarta-feira com outras 13 jovens holandesas a uma grande livraria de Picadilly (centro de Londres), onde já aguardavam pessoas da Finlândia, México, Bélgica, entre muitos outros países, a maioria delas fantasiadas como seu personagem favorito.

O último volume da bem sucedida série será lançado em sua edição em inglês às 00h01 hora Londres (20h01 desta sexta-feira no horário brasileiro), simultaneamente em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos, Canadá e México, onde será vendido um minuto depois da meia-noite de sexta-feira, hora local.

Paralelo a isso, J.K. Rowling assinará exemplares e lerá o primeiro capítulo do livro no imponente Museu de História Natural de Londres, reservado para 1.700 fãs sorteados entre os mais de 80 mil que pleitearam esta honra.

Esta leitura será transmitida ao vivo pela internet e a autora participará em um "chat" com os leitores no dia 30, indicou a editora Bloomsbury.

No Brasil, o último livro da série terá lançamento em português, com o título "Harry Potter e as Relíquias da Morte", no dia 10 de novembro, segundo anunciado pela editora Rocco, responsável pelos livros do bruxo no Brasil.

As vitrines de centenas de livrarias londrinas, que permanecerão abertas toda a noite de sexta para sábado, mostram a capa da edição em inglês do livro, em que aparecem o jovem feiticeiro e seus melhores amigos na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, Ron Weasley e Hermione Granger.

"A Harry foi dada uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível", anuncia a contracapa da edição.

Com 325 milhões de exemplares dos seis primeiros livros da série vendidos e uma nova avalanche de vendas esperadas de sua sétima e última aventura, Harry Potter já é um dos maiores sucessos editoriais da História.

Sucesso planetário, já que a saga foi traduzida em 64 idiomas e nenhuma fronteira parece capaz de conter os poderes mágicos do bruxinho britânico, que se beneficiou, além disso, com o efeito multiplicador das versões para o cinema. Cada nova adaptação dá novo fôlego às vendas, e o quinto filme da série, 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' estreou este mês.

Mais de dois milhões de pessoas já reservaram o último volume de "Harry Potter e as relíquias da morte", segundo informou a livraria on-line Amazon.

Esta cifra significa que um em cada 43 lares da Grã-Bretanha receberá u livro, informou o Royal Mail, que há seis meses se prepara para este acontecimento.

Divulgação

Divulgação

Capa do livro ''Harry Potter and the Deathly Hallows'', que terá lançamento em 21 de julho

Carteiros a pé ou de bicicleta, caminhões, caminhonetes e trens vão ser utilizados na megaoperação de entrega prevista para aplacar a ansiedade de milhares de leitoras por conhecer o desenlace da história, informou o diretor de marketing do Royal Mail, Alex Batchelor.

"Carteiros e carteiras em toda Grã-Bretanha vão fazer um esforço mágico para entregar esses livros", afirmou Batchelor.

Além disso, a editora britânica Bloomsbury, que publica os romances de Rowling, assegurou ter investido mais de dez milhões de libras (20 milhões de dólares) para evitar vazamentos do final da história.

A Bloomsbury, que era uma modesta editora antes do fenômeno Harry Potter, alugou terrenos em várias localidades do Reino Unido para armazenar e proteger o último volume da série.

Várias equipes de segurança vigiam os livros dia e noite. Os exemplares vão ser transportados em contêineres lacrados e dotados de alarmes para seu destino final nas livrarias, na próxima terça-feira.

A grande pergunta a ser respondida nesse fim de trama é quem morrerá no confronto final entre Harry Potter e Lorde Voldemor.

Segundo a casa de aposta britânica William Hill, 99% de seus clientes acham que Harry Potter não sobreviverá. As especulações dizem até que Harry cometerá suicídio.

Algumas pesquisas revelam que 20% dos leitores pularão as primeiras 600 páginas e irão diretamente para os últimos parágrafos descobrir a resposta.

Correm versões de que um "hacker" entrou nos computadores da editora e descobriu o final das aventuras, por isso é provável que, depois da publicação, os fãs possam ler o livro na internet poucas horas depois. A editora não confirma nem desmente esses boatos de pirataria on-line.

A expectativa que cerca o último livro da série está muito longe do primeiro volume, "Harry Potter e a pedra filosofal", que contou com uma tiragem de apenas 500 exemplares quando publicada, em 26 de junho de 1997.

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host