UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

11/07/2007 - 16h11

Imelda Staunton fala sobre a terrível professora Umbridge, de "A Ordem da Fênix"

IAN SPELLING
Do New York Times Syndicate
Praticamente todos os grandes atores britânicos apareceram em um filme de Harry Potter, de forma que Imelda Staunton estava cruzando os dedos para que algum dia seu telefone tocasse.

Ele finalmente tocou, e a respeitada atriz -cujos créditos incluem uma atuação indicada ao Oscar em "O Segredo de Vera Drake" (2004) assim como "Razão e Sensibilidade" (1995), "A Fuga das Galinhas" (2000), "Este Rato é um Espanto" (2000), "Nanny McPhee -A Babá Encantada" (2005), "Escritores da Liberdade" (2007) e um episódio de 1996 de "Tales from the Crypt" (Contos da Cripta)- interpreta a vil Dolores Umbridge no lançamento de 11 de julho de "Harry Potter e a Ordem da Fênix".

"Você meio que pensa, 'Bem, se acontecer, ótimo, se não, sem problema", disse Staunton com uma risada. "Mas também é muito bom interpretar um papel de fato, em vez de apenas aparecer para dois dias de filmagem. Sabe o que quero dizer? Umbridge é certamente um papel de fato."

Umbridge é realmente uma personagem importante em "Harry Potter e a Ordem da Fênix". Ela chega em Hogwarts como a aparentemente agradável nova professora de defesa contra as artes das trevas, mas logo revela estar em conluio com o Ministério da Magia, tramando o afastamento de Dumbledore (Michael Gambon) como reitor. Ao longo do caminho ela vilifica e atormenta Harry (Daniel Radcliffe), suprime a verdade sobre a ressurreição de Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) e se comporta tão mal que estudantes e corpo docente se rebelam contra ela.

Ainda assim, por mais suculento que um papel como Umbridge possa ser, é preciso considerar isto da escola do "tenha cuidado com o que você deseja": a autora J.K. Rowling descreve Umbridge não apenas como baixinha, gorda, feia e parecida com um sapo, mas como enrugada, maligna e dona de uma voz semelhante a um doce veneno.

"Eu não fiquei nem um pouco ofendida, sério", disse Staunton, rindo, durante o telefonema de sua casa em Londres. "Eu achei que eles usariam maquiagem, mas não. Não, escute, realmente não importa o que é. O papel está maravilhosamente escrito no livro e está maravilhosamente escrito no roteiro, e é para isto que você trabalha. Não importa como a personagem se parece. É muito bom ser convidada e, é claro, é uma personagem bastante interessante."

Divulgação

Divulgação

Dolores Umbridge usa métodos cruéis para dominar os alunos


"Há pessoas que são assustadoramente, convincentemente doces, o que ela é, e um pouco tontas", prosseguiu a atriz. "Mas o que me interessa em interpretar, é claro, é o que está por baixo de tudo isto. David Yates, o diretor, foi tão maravilhoso em me guiar, felizmente, para não me tornar uma caricatura e para não ser óbvia. Felizmente ele me manteve no caminho certo para torná-la completamente crível e muito séria."

"É um papel muito sério", ela acrescentou. "Você pensa, 'Ora, é um filme para crianças', mas na verdade este papel é sobre uma daquelas frases assustadoras: 'Eu estava seguindo ordens'. Ela faz o que faz e vai além das ordens que lhe foram dadas. Ela toma as coisas em suas próprias mãos, independente do que tenha que fazer, e então vem outra frase assustadora: 'Purguem aquele lugar, Hogwarts'. E é o que ela precisa fazer."

Ao ingressar em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", Staunton já conhecia muitos membros do elenco. Ela é amiga dos demais britânicos Maggie Smith, Alan Rickman e Emma Thompson, e até mesmo já trabalhou com Radcliffe em uma produção britânica para a TV de "David Copperfield" (1999).

Divulgação

Divulgação

Sybilla Trelwaney é aterrorizada por Dolores Umbridge



Ao mesmo tempo, ela disse, Radcliffe a surpreendeu, assim como os demais membros regulares da série, Emma Watson e Rupert Grint, que interpretam respectivamente Hermione Granger e Ron Weasley.

"Eu acho que os meninos, ou os jovens atores, estão tão imersos em seus personagens", disse Staunton. "Eles os conhecem tão bem. Você não olha para atores tentando descobrir como fazer isto ou aquilo, o que os personagens deveriam estar pensando ou sentindo. Eles conhecem seus personagens até às avessas. Isto torna muito mais fácil."

"Dolores é uma estranha entrando em cena", acrescentou a atriz, " e assim isto funcionou perfeitamente. Ela era uma nova força com a qual precisavam lidar, e foi bom que os garotos pudessem achá-la ridícula e ela não os conhecer tão bem. Mas é possível dizer pela atuação deles que Dan, Emma e Rupert sabiam o que estavam fazendo. A concentração deles foi incrível".

"Eu ficava pensando, 'Este é o quinto filme deles. Isto representa mais de cinco anos'", disse Staunton. "Você acha que talvez eles percam sua concentração, mas nem um pouco. Eles estavam 100% ali, o que é impressionante."

Staunton está atualmente filmando uma minissérie da BBC em cinco partes chamada "Cranford Chronicles" e ainda não assistiu "Harry Potter e a Ordem da Fênix". Ela está entusiasmada para vê-lo, mas sua filha de 13 anos pode estar ainda mais.

"Quando eu for com minha filha", disse Staunton, "eu não acho que ela prestará muita atenção em mim, honestamente. Ela vai ficar procurando por ela mesma. Ela trabalhou como extra por três dias - ela era uma das crianças ao fundo no Grande Salão - de forma que ela não vai estar de olho em mim".

"Mas todos estamos bastante empolgados", concluiu Staunton. "Isto é empolgante. E foi adorável, porque fomos convidados para a pré-estréia de 'Cálice de Fogo'. David Yates e eu estávamos sentados um ao lado do outro, e estávamos bastante nervosos a respeito, 'Nossa, agora temos que tentar igualar isto'."

"E agora provavelmente estaremos sentados em assentos ligeiramente diferentes na pré-estréia deste ano."

Tradução: George El Khouri Andolfato

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host