UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

02/07/2007 - 20h16

Daniel Radcliffe revela que "Ordem da Fênix" é seu livro favorito; leia entrevista

IAN SPELLING
Do New York Times Syndicate
Daniel Radcliffe cresceu, magicamente, diante dos olhos do mundo. O jovem britânico foi tirado da relativa obscuridade para interpretar o garoto feiticeiro em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), o primeiro filme baseado na série de livros best seller de fantasia de J.K. Rowling. Ele reprisou o papel, com crescente aclamação, em "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002), "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004) e "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005).

Atualmente com 17 anos, ele está de volta em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", no qual Harry enfrenta seus demônios interiores, seu primeiro beijo, paranóia e a política em Hogwarts, sem mencionar as maquinações vis de Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) e seus Comensais da Morte. Dirigido por David Yates, o filme estréia no Brasil em 11 de julho.

Os filmes de Harry Potter mudaram para sempre a vida de Radcliffe. Ele é atualmente um grande astro, sem contar uma figura pública, e tem lidado com tudo com graça e tremendo bom senso. Ávido para preparar um caminho pós-Potter, ele recentemente interpretou um cavalariço obcecado por cavalos na produção de West End de "Equus" de Peter Shaffer, e estrelará o futuro filme "December Boys" como um dos quatro órfãos adolescentes desesperados para encontrar uma família.

Radcliffe recentemente pegou o telefone em um hotel de Londres para discutir "A Ordem da Fênix", a vida como Harry Potter e seus futuros projetos.

Você faz parte deste fenômeno, ou pelo menos de seu lado cinematográfico, desde o início. Aos 11 anos quando você começou, quais eram suas expectativas? E, sete anos depois, quão diferente ou quão semelhante a realidade provou ser?
Daniel Radcliffe: Quando assinei o contrato, assinei para os dois primeiros. Para ser honesto, eu não me lembro particularmente de ter muitas expectativas. Para mim, certamente no primeiro, foi mais divertido do que qualquer outra coisa.

Não era que esperasse algo da fama, porque não tinha idade suficiente, realmente, para saber como era aquilo ou mesmo tê-la testemunhado em outras pessoas. Assim, quando foi lançado, eu de repente percebi, "Uau, isto é maior do que eu imaginava", foi uma surpresa, mas não foi uma surpresa desagradável.

Você disse que "Harry Potter e a Ordem da Fênix" é o seu favorito entre os livros de Potter até o momento. Que elementos do romance você ficou mais empolgado em realizar na tela?
Daniel Radcliffe: Eu fiquei empolgado em interpretar todas as cenas com Sirius (Gary Oldman), e ainda acho que elas são algumas das melhores no filme. Eu e Gary temos uma amizade bastante estreita na vida real, de forma que poder demonstrar tal relacionamento estreito na tela foi adorável, e acho que ambos realmente desfrutamos de poder fazê-lo.

Divulgação

Divulgação

Daniel Radcliffe em cena de ''A Ordem da Fênix'', que estréia dia 13 no Brasil


Logo, todas as cenas com Sirius eram fantásticas no livro e, eu acho, ficaram ótimas no filme. Eu aguardava (pela cena final entre eles), porque sabia que seria um enorme desafio. De forma que diria que elas são as duas coisas com que mais me empolguei.

Desta vez Harry está furioso, confuso, cheio de dúvidas de si mesmo e mesmo violento. O que você explorou para transmitir tudo isto?
Daniel Radcliffe: Eu apenas usei qualquer coisa que pude encontrar.O lado brilhante sobre ler bastante, que é algo que faço, é que você certamente consegue olhar para as experiências de outras pessoas. Você tem acesso a outros personagens. E, de certa forma, você tem uma idéia das experiências de vida de outras pessoas. Assim, mesmo se você não tiver experimentado uma certa emoção, você pode extraí-la de outro lugar.

Além disso, a música ajuda muito a entrar em certo estado de espírito. Eu também pude usar minhas próprias experiências ou as experiências de amigos, sobre as quais me contaram -o que obviamente não é a mesma coisa, mas que foram importantes de serem encontradas em algum lugar.

Após a libidinosa participação especial em "Extras" (2006) e seu controverso papel nos palcos em "Equus", que exibia uma cena prolongada de nudez, quão engraçado você considera as pessoas estarem fazendo tanto estardalhaço em torno do beijo casto de Harry em Cho Chang (Katie Leung) em "Harry Potter e a Ordem da Fênix?"
Daniel Radcliffe: Eu sei! É hilário, não é? Outro dia me perguntaram: "O que foi mais assustador, fazer a primeira cena de beijo no cinema ou ficar nu no palco diante de 1.000 pessoas?"

Eu respondi: "O que você acha que foi mais assustador?" É claro que ficar nu na frente de milhares de pessoas foi mais assustador, mas mesmo em relação a isto no final eu deixei de me preocupar. Depois de algum tempo ficou fácil.

Divulgação

Divulgação

"Entendo por que as pessoas estão empolgadas com o beijo, porque é um momento importante na vida de Harry", diz Radcliffe



Eu não sei. É bizarro, mas entendo por que as pessoas estão empolgadas com o beijo, porque é um momento importante na vida de Harry, e Harry é um personagem importante para muitas pessoas ao redor do mundo. De certa forma elas mal conseguem esperar para vê-lo fazer aquilo, mas é engraçado tanto barulho a respeito, quando, eu já fiz muito mais do que isto diante das pessoas.

Quando você começou os filmes Potter você estava interpretando a criação de J.K. Rowling. Ela, em algum momento, lhe disse ou sugeriu que sua interpretação influenciou sua forma de escrever o personagem nos romances posteriores de Potter? Ou os romances e filmes são como "Igreja e Estado"?
Daniel Radcliffe: Meu sentimento a respeito é que ela sempre escreveu os livros do jeito dela. Não tem a ver com a forma como o interpretei, o que é certamente a forma como deve ser: ela escreve os livros, ela escreve o personagem e então eu faço o melhor que posso para trazer tal personagem à vida.Eu acho que certamente eu não o influenciei.

Quão satisfeito você está com o resultado final do filme?
Daniel Radcliffe: Eu estou muito, muito orgulhoso dele. Eu acho que é corajoso. Eu acho que é ousado. Eu acho que ele representa um grande salto à frente para todos em termos de interpretação e tudo mais. Eu estou empolgado.

Vamos mudar brevemente de rumo. Como você classifica "Equus" como experiência?
Daniel Radcliffe: "Equus" foi absolutamente fantástica. Foi diferente de tudo o que tinha feito, mas acho que foi a coisa certa a fazer naquele momento. Eu acho que aprendi muito com ela e espero ser capaz de usar todo meu conhecimento daquela experiência no próximo filme.

Você também tem dois filmes para serem lançados: "December Boys", que você já concluiu e será lançado mais à frente neste ano, e "My Boy Jack", que você filmará em breve. O que nestes projetos levou você a aceitá-los?
Daniel Radcliffe: "December Boys" era algo muito, muito diferente de "Potter", como tudo o que estou fazendo agora tem que ser. Era um tipo diferente de papel, um tipo diferente de filme. Ele é muito mais meigo que "Potter" de certa forma, é um filme bastante sincero e caloroso.

"My Boy Jack" não é tão meigo. É um filme sobre Rudyard Kipling e seu filho, é uma história sobre um grupo particular de pessoas na Primeira Guerra Mundial.

A produção de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" começará nos próximos meses. Que elementos do projeto empolgam você?
Daniel Radcliffe: Obviamente, trabalhar com David Yates de novo. Também estou empolgado, é claro, em fazer todas as coisas com Snape (Alan Rickman) e Dumbledore (Michael Gambon). Eu acho que será interessante, trabalhar com Alan de uma forma completamente diferente.

Nós todos saberemos em breve se Harry sobreviverá ou não aos eventos de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", mas o que você, como fã de Harry Potter e como o ator que o interpreta nos filmes, deseja saber sobre Harry após tudo ter sido dito e feito?
Daniel Radcliffe: Nossa, esta é realmente uma boa pergunta.

Eu quero saber, obviamente, se ele vive ou morre. Eu quero saber mais sobre a ligação entre ele e Voldemort. E quero saber particularmente mais sobre Snape. Eu quero alguma confirmação definitiva sobre qual é a posição dele.

Você começou a tocar nisto, mas, dado que você tem conseguido algumas pausas em Harry Potter e interpretado papéis bem diferente de Harry, quão confiante você está de que conseguirá ter uma carreira plena após o lançamento do último filme de Harry Potter?
Daniel Radcliffe: Eu estou certamente encorajado com o fato de estar conseguindo trabalho com alguns diretores e atores fantásticos. Eu estou particularmente encorajado com o fato dos diretores estarem interessados em trabalhar comigo. É fantástico.

Logo, é bastante empolgante, mas também percebo que tudo não depende de um projeto, que não haverá apenas um projeto sobre o qual todos dirão: "Oh, ele não é mais apenas o Harry Potter".

É um processo de longo prazo onde tenho que continuar trabalhando arduamente para ser um ator por meu próprio mérito, e não apenas "o ator que interpreta Harry Potter".

Tradução: George El Khouri Andolfato

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host