UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

30/06/2006 - 21h19

"O Destino de Harry Potter" reúne teorias sobre o sétimo livro da série

Suzana Ribeiro
Especial para o UOL Crianças
Todos os livros com um bom mistério envolvido na história têm um poder especial: eles acabam criando também um montão de "detetives". São os fãs, que não se conformam em esperar pelo final criado pelo escritor e tentam descobrir o que vai acontecer com seus personagens favoritos.
Alguns fazem um trabalho verdadeiramente profissional: pesquisam a vida do autor, lêem o livro mil vezes em busca de pistas (em vários idiomas diferentes), estudam as referências e, na maioria das vezes, traçam teorias bem próximas do que o autor acaba revelando no final.

No caso da saga de Harry Potter, de J. K. Rowling, as especulações ficaram mais fortes no quarto volume da obra, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quando a escritora fez sua primeira vítima e "deixou escapar" em uma entrevista que a matança não pararia por ali. Quem seria o próximo, quantos mais ela mataria e, a pergunta que mais desespera os leitores, qual seria o destino do bruxo adolescente Harry Potter? Às vésperas do lançamento do sétimo e último livro da série, essas dúvidas fervilham.

Os jornalistas Ivan Finotti e Juliana Calderari também são tão fãs do bruxinho que resolveram escrever um livro com todas essas perguntas e algumas possíveis respostas. Em "O Destino de Harry Potter" estão reunidos alguns dos maiores boatos que já se espalharam sobre o desfecho dessa história. Além das teorias mais comentadas, o livro também traz algumas idéias bem malucas e engraçadas que circulam por aí e envolvem até viagens no tempo.

Os escritores foram atrás das pistas espalhadas por J. K. Rowling em todos os livros da série e nas entrevistas que deu ao longo dos anos e conversaram com vários fãs fiéis para saber qual a opinião deles sobre o futuro dos personagens. No final, ainda reuniram algumas fanfics (histórias sobre o universo de Hogwarts escritas por fãs) bastante divertidas.

É uma leitura bem legal para quem é curioso. Mas os fãs obcecados pela série, aqueles que têm os sites de notícias sobre Harry Potter guardados nos Favoritos, que rabiscam seus livros em busca de pistas e que não perdem uma declaração de J. K. Rowling, não vão encontrar nenhuma novidade em "O Destino de Harry Potter". Eles provavelmente já discutiram todas as teorias apresentadas no livro com os amigos e tiraram suas próprias conclusões.

E quem está interessado em saber qual será, realmente, o destino de Harry Potter e do povo de Hogwarts também pode se decepcionar, porque isso o livro não revela. Afinal, só quem pode dar essa resposta é mesmo J.K. Rowling.

O DESTINO DE HARRY POTTER
Escrito por Ivan Finotti e Juliana Calderari
Editora Conrad
152 páginas
R$ 25
Faixa etária: 10 anos









Suzana Ribeiro é jornalista e fã de Harry Potter

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host