UOL Entretenimento
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

23/08/2004 - 15h23

Feiticeiro de Harry Potter pode ter sido inspirado pelo ex-marido da autora

Divulgação

O feiticeiro farsante Gilderoy Lockhart
Londres, 23 ago (EFE).- O feiticeiro de "Harry Potter e a câmara secreta", segunda parte das aventuras do aprendiz de mago, pode ter sido inspirado no ex-marido de Joanne K. Rowling, o jornalista português Jorge Arnates, segundo o "Daily Express", embora a porta-voz da escritora tenha negado a informação.

O jornal cita fontes do mundo editorial ligadas à criadora de Harry Potter, mas também lembra que, em seu site, a própria Rowling dá pistas sobre quem é de fato o presunçoso Gilderoy Lockhart.

"Tenho de admitir que o verdadeiro Lockhart é pior que o da ficção. As mentiras que me contava sobre supostas aventuras e as coisas impressionantes que tinha feito...", diz Rowling em seu site, no qual acrescenta: "Posso dizer isto com total liberdade porque nem em um milhão de anos poderia se imaginar que ele (não se cita o nome) é Gilderoy Lockhart."

Rowling foi casada com Arantes durante dois anos, mas as brigas romperam o casamento, e a futura escritora, então professora de francês, deixou Portugal para voltar a Edimburgo.

Um ano depois, Arantes se apresentou em Edimburgo em sua procura, e Rowling pediu uma ordem de afastamento de seu ex-marido, por temor de que pudesse fazer algo contra ela e Jessica, a filha de ambos.

Quando a autora inglesa ganhou notoriedade com as aventuras do jovem mago, Arantes disse que a ajudou a escrever o primeiro livro, "Harry Potter e a pedra filosofal".

"Provavelmente esteja agora dizendo a todo o mundo que ele inspirou o personagem de Dumbledore e que os livros são obra sua, mas que deixa que eu leve todo o mérito", assinala a escritora sobre a misteriosa identidade do mago em sua página oficial na internet.

"Se tivesse de apostar em quem é Gilderoy na realidade, Arantes seria o mais acertado", assinala uma fonte do setor editorial britânico citada pelo "Daily Express".

No entanto, a porta-voz de Rowling negou que a escritora se referisse a Arantes. Ela admitiu que "esse personagem foi baseado em uma pessoa real, mas não em seu ex-marido". "É apenas alguém que conheceu no passado", disse.

 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host