UOL Entretenimento Flip
 
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

08/08/2010 - 18h10

Boa ideia, homenagem a Gilberto Freyre na Flip peca pela superficialidade

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
Em Paraty (RJ)
  • Leandro Moraes / UOL

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala sobre obra de Gilberto Freyre (04/08/2010)

Maior ousadia da oitava edição da Flip, a homenagem ao sociólogo Gilberto Freyre dividiu opiniões, provocou protestos e deixou no ar uma dúvida: uma festa literária como a de Paraty é o espaço adequado para discutir temas que exigem aprofundamento?

Na avaliação do diretor de programação do evento, a resposta é positiva. A conferência de abertura, proferida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e as três mesas temáticas dedicadas a Freyre produziram "debate intelectual de alto nível". Para Liz Calder, presidente da Flip, o sucesso da festa não está ligado à "maior ou menor variedade" de temas, mas à capacidade das pessoas que participam.

Recebido sob protestos por um pequeno grupo de moradores de Paraty, que entenderam haver motivação política na sua participação, FHC fez uma conferência a respeito da importância de "Casa-Grande & Senzala", apontando diferentes contradições na obra de Freyre. A palestra, muito interessante, passou longe da política contemporânea.

Procedimento normal na universidade, causou espanto na Flip o fato de FHC ter apontado inúmeros problemas na obra de Freyre numa sessão que o homenageava. Na primeira mesa sobre o sociólogo pernambucano, Ricardo Benzaquem de Araujo dialogou com FHC, sem mencioná-lo. Ele observou que Freyre se filiava a uma tradição de ensaísmo segundo a qual os argumentos devem ser examinados de forma positiva e negativa ao mesmo tempo.

  • Leandro Moraes / UOL

    Da esq. para a dir., Hermano Vianna, José de Souza Martins e Peter Burke debatem obra de Gilberto Freyre na Flip (08/08/2010)

Benzaquem, porém, não teve tempo para desenvolver suas ideias. Dividindo uma mesa com outros dois estudiosos, teve menos de 15 minutos para falar. Deixou mais sugestões do que afirmações. O problema se repetiu nas outras duas mesas -- tanto na dedicada a refletir sobre outras facetas do trabalho de Freyre quanto na que se propunha a avaliar o legado do sociólogo para o século 21.

A sensação de superficialidade é recorrente na Flip. Trata-se de uma festa literária, como diz seu nome, cujo objetivo é promover a leitura -- o que inclui permitir um contato mais próximo do escritor com os leitores. Resta a dúvida se é possível estender esta proposta a temas que exigem mais concentração, estudo e aprofundamento. No caso da homenagem a Gilberto Freyre, ficou no meio do caminho.

MAIS SOBRE A 8ª FLIP

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    #!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host