UOL Entretenimento Flip
 
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

04/08/2010 - 09h17

Flip começa nesta quarta (4) com conferência de FHC sobre "Casa Grande & Senzala"

Da Redação
  • Walter Craveiro / Divulgação Flip

    Tenda dos Autores da Flip é preparada para receber o evento (02/08/2010)

  • Beto Barata/Folhapress

    FHC à frente de imagem de Gilberto Freyre no Palácio do Planalto (7/11/2000). Na Flip, o ex-presidente faz conferência sobre obra do sociólogo

A Festa Literária Internacional de Paraty começa no início da noite desta quarta-feira (4) com conferência de abertura do ex-presidente FHC sobre a obra do sociólogo Gilberto Freyre -- o homenageado nesta edição do evento, com três mesas de debate -- e sua obra mais notória, "Casa Grande & Senzala".

Na sequência, o tradicional show de abertura fica por conta de Edu Lobo e Renata Rosa com Marcelo Jeneci e o Quarteto de Cordas da Academia da Osesp, com direção artística de Arthur Nestrovski.

O evento segue até o próximo domingo (8) com presenças de Isabel Allende e Salman Rushdie, além dos quadrinistas Robert Crumb e Gilbert Shelton.

Quem ainda pensa em comprar ingressos deve fazê-lo na bilheteria da Flip em Paraty, no centro histórico da cidade fluminense. Até 20h de terça-feira (3), para a Tenda dos Autores havia bilhetes apenas para as mesas "Nacional, Estrangeiro" e "Livro de Cabeceira". Já para a Tenda do Telão não havia ingressos, até o horário citado, apenas para as mesas "Veias Abertas", "Promessas de um Velho Mundo", "Em Nome do Filho" e "A Origem do Universo".

Destaques da programação
A escritora chilena Isabel Allende conversa na quinta-feira (5) com o jornalista Humberto Werneck sobre sua trajetória literária. Na sexta-feira (6), o britânico nascido em Gana William Boyd se junta à escritora Pauline Melville, britânica nascida na Guiana, para falar sobre a literatura que se convencionou chamar de "pós-colonial".

Moacyr Scliar media mesa com o israelense Abraham B. Yehoshua e a iraniana Azar Nafisi. Já o anglo-indiano Salman Rushdie volta ao evento -- ele esteve na Flip em 2005 -- para falar sobre seu novo livro, "Luka e o Fogo da Vida", que terá lançamento mundial durante a festa. Ambas as mesas ocorrem também na sexta-feira (6).

  • Divulgação/Arquivo pessoal

    A cubana Wendy Guerra debate cartas e diários como ferramenta literária na Flip

Robert Crumb e Gilbert Shelton, quadrinistas norte-americanos, debatem em mesa meadiada por Angeli no sábado (7), mesmo dia em que Ferreira Gullar lê trechos de "Em Parte Alguma", seu aguardado livro de poemas.

Veja aqui a programação principal da Flip completa.

Flipinha e Flipzona
A programação da Flip voltada ao público infantil tem esse ano como destaque a presença do cartunista Ziraldo. Além dele, estará no evento a ilustradora ítalo-brasileira Eva Furnari, premiada com seis Jabuti.

Já a Flipzona, dedicada aos jovens e criada em 2009, terá debates sobre a combinação de literatura com música, cinema ou quadrinhos. A programação tem Pedro Luís, da banda Pedro Luís e a Parede, uma mesa que discutirá a obra "Alice no País das Maravilhas" e outra que contará com a participação das filhas adolescentes do navegador Amyr Klink, relatando suas experiências de viagens.
 

#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    #!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host