Tenda dos Autores da Flip é preparada para receber o evento (02/08/2010)
FHC à frente de imagem de Gilberto Freyre no Palácio do Planalto (7/11/2000). Na Flip, o ex-presidente faz conferência sobre obra do sociólogo
A Festa Literária Internacional de Paraty começa no início da noite desta quarta-feira (4) com conferência de abertura do ex-presidente FHC sobre a obra do sociólogo Gilberto Freyre -- o homenageado nesta edição do evento, com três mesas de debate -- e sua obra mais notória, "Casa Grande & Senzala".
Na sequência, o tradicional show de abertura fica por conta de Edu Lobo e Renata Rosa com Marcelo Jeneci e o Quarteto de Cordas da Academia da Osesp, com direção artística de Arthur Nestrovski.
O evento segue até o próximo domingo (8) com presenças de Isabel Allende e Salman Rushdie, além dos quadrinistas Robert Crumb e Gilbert Shelton.
Quem ainda pensa em comprar ingressos deve fazê-lo na bilheteria da Flip em Paraty, no centro histórico da cidade fluminense. Até 20h de terça-feira (3), para a Tenda dos Autores havia bilhetes apenas para as mesas "Nacional, Estrangeiro" e "Livro de Cabeceira". Já para a Tenda do Telão não havia ingressos, até o horário citado, apenas para as mesas "Veias Abertas", "Promessas de um Velho Mundo", "Em Nome do Filho" e "A Origem do Universo".
Destaques da programação
A escritora chilena Isabel Allende conversa na quinta-feira (5) com o jornalista Humberto Werneck sobre sua trajetória literária. Na sexta-feira (6), o britânico nascido em Gana William Boyd se junta à escritora Pauline Melville, britânica nascida na Guiana, para falar sobre a literatura que se convencionou chamar de "pós-colonial".
Moacyr Scliar media mesa com o israelense Abraham B. Yehoshua e a iraniana Azar Nafisi. Já o anglo-indiano Salman Rushdie volta ao evento -- ele esteve na Flip em 2005 -- para falar sobre seu novo livro, "Luka e o Fogo da Vida", que terá lançamento mundial durante a festa. Ambas as mesas ocorrem também na sexta-feira (6).
A cubana Wendy Guerra debate cartas e diários como ferramenta literária na Flip
Robert Crumb e Gilbert Shelton, quadrinistas norte-americanos, debatem em mesa meadiada por Angeli no sábado (7), mesmo dia em que Ferreira Gullar lê trechos de "Em Parte Alguma", seu aguardado livro de poemas.
Veja aqui a programação principal da Flip completa.
Flipinha e Flipzona
A programação da Flip voltada ao público infantil tem esse ano como destaque a presença do cartunista Ziraldo. Além dele, estará no evento a ilustradora ítalo-brasileira Eva Furnari, premiada com seis Jabuti.
Já a Flipzona, dedicada aos jovens e criada em 2009, terá debates sobre a combinação de literatura com música, cinema ou quadrinhos. A programação tem Pedro Luís, da banda Pedro Luís e a Parede, uma mesa que discutirá a obra "Alice no País das Maravilhas" e outra que contará com a participação das filhas adolescentes do navegador Amyr Klink, relatando suas experiências de viagens.
07/09/2011
06/09/2011
03/09/2011
01/09/2011
25/08/2011
24/08/2011
23/08/2011