UOL Entretenimento Flip
 
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

04/06/2008 - 22h34

Diálogo entre literatura e outras artes dá o tom da Flip 2008

GUSTAVO MARTINS

Da Redação
Divulgação
O autor Neil Gaiman, da série "Sandman", que participa da mesa "A Mão e a Luva"
VEJA OS AUTORES CONVIDADOS DA 6ª FLIP
A sexta edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro), que acontece de 2 a 6 de julho, adotou como meta em 2008 colocar a literatura em diálogo com diversas áreas do conhecimento, desde música e cinema até psicanálise e futebol. Para abarcar esse objetivo, a seleção das mesas de debates - grandes atrações da feira, sempre com nomes de destaque no universo literário - uniu palestrantes de diferentes universos, discutindo a intersecção da literatura em suas obras.

"Não queria chamar o Neil Gaiman para falar de quadrinhos, colocá-lo em uma divisão estanque", exemplifica Flavio Moura, diretor de programação da Flip. Ao invés disso, o autor da famosa série de HQs "Sandman" participará de um debate sobre transgressão de gêneros literários com o norte-americano Richard Price, que começou como autor policial e hoje é considerado uma das promessas da prosa urbana nos EUA.

Teatro e cinema
Outro grande destaque entre as 20 mesas que compõem a programação principal da feira é o dramaturgo Tom Stoppard, nascido na antiga Tchecoslováquia e com mais de 40 anos de serviços prestados ao teatro britânico. Além de ser apontado como um dos maiores dramaturgos em atividade no mundo, Stoppard também assinou o roteiros de diversos filmes, entre eles "Brazil" (em conjunto com o ex-Monthy Python Terry Gilliam) e "Shakespeare Apaixonado". Apesar do dramaturgo ser o único palestrante da mesa, a proposta "abrangente" da Flip será garantida pelo mediador do debate, o escritor e fã assumido Luis Fernando Veríssimo.

A diretora argentina Lucrecia Martel, que este ano apresentou em Cannes seu novo filme "A Mulher Sem Cabeça", participará da mesa "ficções" ao lado do escritor gaúcho João Gilberto Noll. O fio condutor deste curioso diálogo, de acordo com o diretor da Flip Flavio Moura, é a inventividade de ambos os artistas no trato não-linear da narrativa. Lucrecia participará também de uma oficina literária dedicada especificamente a roteiros de cinema, ministrada por Karim Ainouz ("Céu de Suely", "Cinema, Aspirina e Urubus").

Homenagem discreta
O centenário de morte do escritor Machado de Assis será lembrado na Flip em uma homenagem "crítica e discreta", nas palavras de Flavio Moura. A mesa de abertura da feira será "A Poesia Envenenada de Dom Casmurro", ministrada por Roberto Schwartz com base em um texto inédito de sua autoria sobre o livro (na verdade, trata-se de uma versão preliminar do ensaio que o crítico publicou em "Duas Meninas").

Outro debate sobre a obra de Machado de Assis se dará na mesa "Papéis Avulsos", a antepenúltima da programação da feira. Nela serão reunidos três perspectivas sobre o autor: a do crítico Sérgio Paulo Rouanet, que atualmente prepara um volume de correspondências de Machado; a pesquisadora Flora Süssekind, autora um ensaio sobre o contexto socio-cultural que teria inspirado o autor; e o cineasta Luiz Fernando Carvalho, que prepara uma adaptação de "Dom Casmurro" para a TV Globo no segundo semestre de 2008.

Amie Stamp
O dramaturgo Tom Stoppard, considerado um dos mais importantes da atualidade
VEJA OS AUTORES CONVIDADOS DA 6ª FLIP
Além disso, serão apresentadas uma montagem da peça "Nonada", da Companhia Feijão, que utiliza o Brás Cubas de Machado como um dos personagens; leituras de peças escritas pelo autor e uma mostra com adaptações cinematográficas de seus livros.

Expectativas
Mesmo com a recente eleição de Paraty como cidade referência para o turismo cultural pelo Ministério do Turismo, Mauro Munhoz, da produtora Casa Azul, afirma que a idéia é que a feira "cresça em conseqüências, sem aumentar tanto o público" - estimado entre 15 e 20 mil pessoas. Para melhor circulação dos participantes do evento, a livraria que atende a Flip foi deslocada para um novo local este ano.

Munhoz afirmou que uma das medidas para aumentar as "conseqüências" da feira será a transmissão dos debates pela internet, que estaria praticamente confirmada. É uma esperança a mais para quem não conseguir viajar até Paraty, ou mesmo comprar ingressos para os debates (R$ 25 para a tenda dos autores, R$ 7 para a tenda do telão) - que costumam esgotar rapidamente. As vendas começam no dia 10 de junho e também serão feitas pela internet.

Assista à reportagem do "Metrópolis" sobre o evento:

"Metrópolis" - Flip 2008
COMENTE E ENVIE ESTE VÍDEO
Mais
Veja a programação principal de debates da Flip 2008
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

Compartilhe:

    #!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host