#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
A sexta edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro), que acontece de 2 a 6 de julho, adotou como meta em 2008 colocar a literatura em diálogo com diversas áreas do conhecimento, desde música e cinema até psicanálise e futebol. Para abarcar esse objetivo, a seleção das mesas de debates - grandes atrações da feira, sempre com nomes de destaque no universo literário - uniu palestrantes de diferentes universos, discutindo a intersecção da literatura em suas obras.
"Não queria chamar o Neil Gaiman para falar de quadrinhos, colocá-lo em uma divisão estanque", exemplifica Flavio Moura, diretor de programação da Flip. Ao invés disso, o autor da famosa série de HQs "Sandman" participará de um debate sobre transgressão de gêneros literários com o norte-americano Richard Price, que começou como autor policial e hoje é considerado uma das promessas da prosa urbana nos EUA.
Teatro e cinemaOutro grande destaque entre as 20 mesas que compõem a programação principal da feira é o dramaturgo Tom Stoppard, nascido na antiga Tchecoslováquia e com mais de 40 anos de serviços prestados ao teatro britânico. Além de ser apontado como um dos maiores dramaturgos em atividade no mundo, Stoppard também assinou o roteiros de diversos filmes, entre eles "Brazil" (em conjunto com o ex-Monthy Python Terry Gilliam) e "Shakespeare Apaixonado". Apesar do dramaturgo ser o único palestrante da mesa, a proposta "abrangente" da Flip será garantida pelo mediador do debate, o escritor e fã assumido Luis Fernando Veríssimo.
A diretora argentina Lucrecia Martel, que este ano apresentou em Cannes seu novo filme "A Mulher Sem Cabeça", participará da mesa "ficções" ao lado do escritor gaúcho João Gilberto Noll. O fio condutor deste curioso diálogo, de acordo com o diretor da Flip Flavio Moura, é a inventividade de ambos os artistas no trato não-linear da narrativa. Lucrecia participará também de uma oficina literária dedicada especificamente a roteiros de cinema, ministrada por Karim Ainouz ("Céu de Suely", "Cinema, Aspirina e Urubus").
Homenagem discretaO centenário de morte do escritor Machado de Assis será lembrado na Flip em uma homenagem "crítica e discreta", nas palavras de Flavio Moura. A mesa de abertura da feira será "A Poesia Envenenada de Dom Casmurro", ministrada por Roberto Schwartz com base em um texto inédito de sua autoria sobre o livro (na verdade, trata-se de uma versão preliminar do ensaio que o crítico publicou em "Duas Meninas").
Outro debate sobre a obra de Machado de Assis se dará na mesa "Papéis Avulsos", a antepenúltima da programação da feira. Nela serão reunidos três perspectivas sobre o autor: a do crítico Sérgio Paulo Rouanet, que atualmente prepara um volume de correspondências de Machado; a pesquisadora Flora Süssekind, autora um ensaio sobre o contexto socio-cultural que teria inspirado o autor; e o cineasta Luiz Fernando Carvalho, que prepara uma adaptação de "Dom Casmurro" para a TV Globo no segundo semestre de 2008.
Além disso, serão apresentadas uma montagem da peça "Nonada", da Companhia Feijão, que utiliza o Brás Cubas de Machado como um dos personagens; leituras de peças escritas pelo autor e uma mostra com adaptações cinematográficas de seus livros.
ExpectativasMesmo com a recente eleição de Paraty como cidade referência para o turismo cultural pelo Ministério do Turismo, Mauro Munhoz, da produtora Casa Azul, afirma que a idéia é que a feira "cresça em conseqüências, sem aumentar tanto o público" - estimado entre 15 e 20 mil pessoas. Para melhor circulação dos participantes do evento, a livraria que atende a Flip foi deslocada para um novo local este ano.
Munhoz afirmou que uma das medidas para aumentar as "conseqüências" da feira será a transmissão dos debates pela internet, que estaria praticamente confirmada. É uma esperança a mais para quem não conseguir viajar até Paraty, ou mesmo comprar ingressos para os debates (R$ 25 para a tenda dos autores, R$ 7 para a tenda do telão) - que costumam esgotar rapidamente. As vendas começam no dia 10 de junho e também serão feitas pela internet.
Assista à reportagem do "Metrópolis" sobre o evento:
- Mais
- Veja a programação principal de debates da Flip 2008
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")