Topo

Luan Santana está fugindo do sertanejo, mas continua jeca

Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

13/12/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luan Santana está fugindo do sertanejo, mas continua jeca. E isso não é ruim. Antes que me joguem pedras, segue a definição de jeca: "que habita o meio rural; caipira". Meu intuito aqui é sinalizar que, ao mesmo tempo em que abraça com mais vontade a universalidade da música pop, ele mantém um pé encharcado de barro.

Por mais que a produção seja sofisticadíssima, o clipe pareça excessivamente caro e a voz esteja parecendo a do Kanye West, a música ainda consagra nossos mais pedestres padrões estéticos. O refrão fala por si só: "Deus fez a mulher de uma costela de Adão / Quando foi fazer você, fez do filé mignon".

Ele não tá errado, não. A música pop que nos engula.

Luan Santana - "Check-in"
Cotação: 4/5

Ouvidoria

Vamos prestigiar as outras impactantes músicas que ganharam as ruas ao longo dessa última semana. Nesta edição: Claudia Leitte, Solange Almeida, Bonde do Tigrão e o famigerado Alok.

Mamonas ganham remix revoltante de Alok

Existia um casal que durante muitos anos espalhava cartazes pelo Rio de Janeiro com uma foto de ambos e os seguintes dizeres: "Casal Perseguido: tortura psicológica". Chegaram a comprar horário na TV aberta e também produziram conteúdo para algumas redes sociais.

Eles cismaram que estavam sendo ameaçados por uma quadrilha misteriosa que pretendia roubar sua herança usando táticas muito pouco ortodoxas. Se o marido, por exemplo, estava munido de camisa vermelha, começavam a ver uma porção de outras pessoas com as vestes vermelhas, e logo chegavam à conclusão de que era um sinal dos bandidos. A respeito do quê? Nunca entendi muito bem, e acho que nem eles.

Mas é assim que me sinto com Alok. Às vezes tenho certeza que ele lança algumas músicas com o único intuito de me indignar. Colocar sua "grife" em cima do clássico "Pelados em Santos", dos Mamonas Assassinas, foi seu movimento mais agressivo para atiçar minha paranoia. Estou prestando atenção em seus atos, Alok!

Alok & Mamonas Assassinas - "Pelados em Santos"
Cotação: 1/5

Claudia Leitte continua forçando a amizade

Claudia Leitte é boa cantora, tem carisma e constantemente abrilhanta o entretenimento nacional com sua luminosa presença. Mas continua insistindo em tomar alguns atalhos que não chegam a fazer sentido para a persona que criou ao longo de tantos anos nessa indústria fundamental.

O repertório segue como maior algoz de Claudinha, pelo menos desde que abandonou o Babado Novo. "Lacradora" é apenas outra música que demanda uma suspensão da descrença demasiadamente elevada por parte do amigo ouvinte. O ritmo é envolvente e a letra poderia até funcionar com outra intérprete, mas resulta apenas como mais uma forçada de barra da cantora.

Claudia Leitte - "Lacradora"
Cotação: 2/5

Solange está direcionado o amor para a própria derriére

Não sei se a confusão é proposital, mas a nova música da Solange Almeida chama-se "Reduzi o Coração e Coloquei no Bumbum". O contexto é o seguinte: ela reclama que tinha tanta coisa para herdar, mas acabou nascendo com o coração gigante. Ao passo que isso fez com que perdoasse muitas vezes um cidadão aparentemente vacilão. Como método para solucionar a desagradável situação, acabou fazendo "redução de coração e coloquei no bumbum".

Seria uma metáfora para entrar pelo cano? Ou agora está focando no crescimento dos próprios glúteos? As interpretações são variadas e certamente muito bem vindas. O fato é que trata-se de uma das mais prováveis candidatas a hit do verão 2018.

Solange Almeida - "Reduzi o Coração e Coloquei no Bumbum"
Cotação: 4/5

Funkeiros veteranos querem passar cerol no Whey

O Bonde do Tigrão agora é axé! Parece sobra de estúdio de um disco discutível do Asa de Águia circa 1995. Por mim, tudo bem.

Bonde do Tigrão - "Malhadinha"
Cotação: 3/5

Voltamos a qualquer momento com novas canções.