Topo

Sabedoria popular: Ana Maria Braga apela para a autoajuda nas redes sociais

Su-per-fí-cie - Divulgação / TV Globo
Su-per-fí-cie Imagem: Divulgação / TV Globo

08/09/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Houve uma época em que os integrantes mais antigos das famílias entupiam as caixas de entrada dos seus parentes com apresentações em PowerPoint recheadas de mensagens para lá de motivacionais. Não obstante, o arquivo vinha enriquecido por uma suntuosa música sacra que ajudava a consumir todos os parcos gigabytes dos clientes de e-mail de outrora.

A tecnologia certamente evoluiu bastante ao longo da última década, mas o gosto particular de uma determinada faixa etária não chegou a andar para frente. E isso está longe de ser um problema. Assim como os millennials e a geração Z, os baby boomers e a geração J também são adoráveis em todas as suas particularidades.

O principal meio de propagação de correntes que visam um impulso na autoestima dos mais jovens é o WhatsApp, mais especificamente nos grupos que costumam reunir toda a família. Os participantes com maior senioridade aproveitam o alvorecer de um novo dia para enviar frases espirituosas diariamente, quase sempre acompanhadas por fotos de paisagens ou animais silvestres.

Com o já celebrado senso de oportunidade de Ana Maria Braga, sempre ligada no que fascina seu público, a apresentadora tem feito um espetacular trabalho de curadoria nas redes sociais.

Entre uma receita de frango assado e outra, tanto o Twitter quanto o Facebook de Ana Maria Braga replicam deliciosos lugares-comuns da sabedoria popular.

Confesso que gosto mais da maneira como as mensagens são disponibilizadas no Twitter,  pois sempre que possível o recadinho vem junto com uma imagem despojada da apresentadora.

 

 

No dia seguinte ao recente noticiário de que teria brigado com Louro José, a mensagem foi como um tapa com luva de pelica nos detratores.

 

 

Todas as frases saem de um parrudo banco de clichês armazenado no portal de Ana Maria Braga. O material chega a ser dividido em editorias: conselhos, curtas, motivação, otimismo, reflexão e tiradas. Como fazem para decidir onde cada pensata entra deve render intensos debates.

A única crítica que faço é ao layout extremamente genérico das mensagens no site. Até entendo da estratégia de não carimbar com o rosto de Ana Maria e o sorriso do Louro José todas as postagens, mas acredito que pelo menos uma paisagenzinha ou alguma coisa piscando poderia aumentar bastante o engajamento das redes.

Citação Ana Maria Braga - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Imagem: Reprodução / Instagram

Outra melhoria urgente: incluir um botão para compartilhar as mensagens direto no WhatsApp. Tenho certeza que a medida facilitará bastante a vida de determinados membros dos grupos de família ao redor do Brasil. Dada a faixa etária do público-alvo, é bom correr.

 

 

Mas como aprendi em uma frase que li no Twitter dela, “algumas pessoas reclamam até do vento, enquanto outras soltam pipa”. Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Alimente a alma com o pensamento vivo de Ana Maria Braga na internet.
Twitter: https://twitter.com/ANAMARIABRAGA
Facebook: https://www.facebook.com/AnaMariaBraga/
Instagram: https://www.instagram.com/anamaria16/
Site: http://anamariabraga.globo.com/mensagens