Topo

5 motivos para Gilberto Barros apresentar a próxima "A Fazenda"

Quem gostou da ideia de Gilberto Barros apresentar "A Fazenda" faz joinha! - Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
Quem gostou da ideia de Gilberto Barros apresentar "A Fazenda" faz joinha! Imagem: Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

27/08/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nada contra Roberto Justus, muito pelo contrário. Profissional esforçado, o business man preferido da família brasileira só evoluiu desde que estreou como apresentador. Mas é fato notório que sua luminosa presença pouco tem a ver com o árido submundo das pretensas celebridades que participam do reality show "A Fazenda". 

Precisamos de alguém com mais experiência nesse metiê, e não consigo imaginar em nome melhor do que o de Gilberto Barros para transformar a experiência de acompanhar o programa.

Reúno a seguir algumas provas documentais para reforçar meu ponto.

1 - Assim como os participantes, está em busca de uma nova chance na TV

A vida de Gilberto Barros na internet vai bem, obrigado. Dominando cada vez mais a rede mundial de computadores, o rugido do Leão vem se propagando de maneira cada vez mais robusta. Mas é inadmissível imaginar um monstro sagrado da comunicação nacional fora das telinhas por tanto tempo.

Desde que seu "Sábado Total" foi cancelado em 2015 pela RedeTV!, estamos órfãos de sua presença. Não é saudável para o público e muito menos para as emissoras, que vêm fazendo apostas cada vez mais aleatórias para um trabalho que necessita de preparo e formação.

2 - Tem o dom do improviso

Os reality shows da Record são conceitualmente brilhantes. Colocar cem anônimos para disputar um prêmio meia boca aglomerados em uma casa? Gênio. Chamar publicitários ainda mais vaidosos que a média para humilhar empreendedores em busca de dinheiro fácil? É Cannes! Copiar um quadro do Faustão para não deixar a Xuxa parada? Obrigado! Reunir os famosos mais desaplaudidos para passar uma temporada no meio do mato do interior paulista? Sucesso!

Mas o problema quase sempre recai no estilo excessivamente amarrado da produção trabalhar. Os apresentadores de reality show acabam muitas vezes na mesma função de um âncora careta de telejornal: meros leitores de teleprompter.

Prefiro acreditar que isso é agravado pelo perfil dos escolhidos. Xuxa e Marcos Mion são safos e conseguem burlar pelo menos um pouco dessa severidade em suas atrações. Mas figuras como Rodrigo Faro, Britto Jr. e Roberto Justus, este principalmente desde que saiu do "Aprendiz", têm menos jogo de cintura.

É por isso que Gilberto Barros faria bem à roça. É capaz de criar bordões, brincar com a audiência, usar fatos recém-ocorridos para dar uma dinâmica divertida aos programas.

Basta ver o show que a Globo dá graças à performance de Pedro Bial, Tiago Leifert e tantos outros, sempre livres, leves e soltos, falando com a verdade de seus corações.

3 - Está acostumado com aglomerados de subcelebridades

Quem acompanhou "Leão Livre", "Sabadaço", "Sábado Total" e muitas outras atrações conhece a tranquilidade com que Gilberto se entende com figuras como MC Serginho, Lacraia e Geisy Arruda. Seus programas sempre foram um festival de pitorescos elementos da cultura popular, distribuídos em mesinhas como se estivessem na feijoada mais em conta da cidade.

Além disso, é um ótimo crooner para provas envolvendo a classe. "Prova do Tubo", "De Frente com a Fera" e muitos outros clássicos que certamente garantem que o apresentador é mais do que tarimbado para a missão.

4 - Não leva desaforo para casa

Acostumado a lidar com as vicissitudes da vida, Gilberto não tem papas na língua. É capaz de entrar rugindo em qualquer tipo de embate com participantes, direção e até mesmo o público. Seu gênio irascível certamente faria muito bem à engessada rotina de "A Fazenda".

5 - Tem um apelido animal

O cara é conhecido mundialmente como Leão! Precisamos de um Leão nessa fazenda.

Compartilhem até chegar na direção da Record. Justus pode continuar como repórter, não tem problema.

Voltamos a qualquer momento com novas sugestões gratuitas para a TV brasileira.