Topo

Dercy, Chico Xavier, Zacarias: O fascínio por túmulos de celebridades

Emanuel Messias no túmulo do poeta e compositor Catulo da Paixão Cearense - Reprodução/YouTube
Emanuel Messias no túmulo do poeta e compositor Catulo da Paixão Cearense Imagem: Reprodução/YouTube

25/08/2017 16h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O maior medo de qualquer pessoa com o mínimo de bom senso é o de receber a visita da morte. Trata-se do mais definitivo dos rendez-vous, aquele do qual ninguém sai como entrou. Independente de qualquer crença ou religião, há de se concordar que ainda temos muitas contas para pagar e programas de televisão para assistir antes da partida.

Mas existe um encontro ainda mais assustador para as celebridades do Brasil. O mais indesejado dos visitantes para quem conquistou alguma notoriedade durante sua passagem pela vida terrena chama-se Emanuel Messias Mariquito.

O pacato cidadão de Cataguases, em Minas Gerais, é um simpático e extrovertido contador que aproveita as horas vagas para atuar como mágico, além de tocar violão em uma banda com amigos há décadas. Seria uma pessoa como outra qualquer, não fosse por um curioso terceiro hobby: Messias adora documentar em vídeo os túmulos de celebridades.

Chacrinha, Clodovil Hernandez, Olavo Bilac, Chico Xavier, Tancredo Neves, Elis Regina. O único requisito para contar com a visita do mineiro é a certidão de óbito.

O fascínio de Emanuel Messias pela última morada física dos artistas que já se foram rendeu uma impressionante compilação no YouTube chamada "Série Túmulos".

O pitoresco projeto conta com dezenas de episódios, publicados no YouTube desde 2010 até os dias de hoje.

Sempre de maneira muito respeitosa, o visitante indesejado se preocupa em contextualizar quem foi o nobre falecido, com carinho especial às motivações que conduziram até a morte.

Não é um conteúdo típico do YouTube, pois conta com longas introduções que não trazem muita informação impactante. Mas quem se esforçar para quebrar a arrebentação da monotonia inicial, certamente será brindado com imagens interessantes de diversos cemitérios do Brasil e também com uma locução empostada narrando os fatores que contribuíram para a fama do personagem que jaz em cada episódio.

A mania de Emanuel Messias garantiu presença em programas de TV como o de Jô Soares e Ana Maria Braga. Apesar do papo agradável, imagino que os apresentadores não estejam ansiosos por um novo encontro com o mineiro.

Veja uma seleção de 9 episódios da "Série Túmulos":

E este episódio com Elke Maravilha que causou polêmica:

Teria Emanuel filmado o túmulo errado?

Emanuel Messias Mariquito - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Voltamos a qualquer momento com novas informações.