Topo

Em novo disco de Roberta Sá, Gil e Ben Jor retomam parceria após 4 décadas

Gilberto Gil, Roberta Sá e Jorge Ben Jor - Divulgação
Gilberto Gil, Roberta Sá e Jorge Ben Jor Imagem: Divulgação

25/03/2019 13h26

Roberta Sáestá prestes a lançar o álbum "Giro", sucessor de "Delírio" (2015), com 11 músicas inéditas de Gilberto Gil. E na sexta (29) chega às plataformas digitais o single "Ela Diz Que Me Ama", uma parceria de Gil e Jorge Ben Jor.

A canção foi composta a pedido de Roberta. "Estávamos os três juntos e eu falei pro Jorge que um dia ainda gravaria uma música dele. Jorge me respondeu: -Por que não agora? Expliquei que estava fazendo um disco só de inéditas do Gil e brinquei: - Se você fizer uma com ele, eu gravo", lembra.

Para surpresa de Roberta, a convocação foi aceita na hora. "Uma semana depois o Gil me ligou e me mostrou a música pronta. Chamei o Jorge pra participar e ele incialmente disse que a faixa era minha, mas nos falamos novamente e ele topou gravar com a gente".

Na gravação, Ben Jor surge em vocais e Gilberto Gil no violão. A banda é formada por Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria e percussão), Danilo Andrade (teclado), Marlon Sette (arranjo de sopros e trombone), Diogo Gomes (trompete), Raul Mascarenhas (sax e flauta) e Zé Carlos "Bigorna" (sax e flauta).

O reencontro musical entre os compositores acontece mais de 40 anos depois do lançamento do álbum duplo "Gil & Jorge: Ogum, Xangô", de 1975, no qual lançaram quatro canções inéditas e regravaram outras.

A aproximação de Roberta Sá e Gilberto Gil aconteceu nos almoços de domingo promovidos pelo jornalista Jorge Bastos Moreno (1954-2017). Foi lá que veio a ideia de gravar um álbum reunindo apenas canções de Gil. A partir das duas primeiras canções que Gil compôs para Roberta, "Giro" e "Afogamento" (Gil/ Jorge Bastos Moreno), o projeto foi se transformando em um álbum só de novas canções.

Gilberto Gil participa também como instrumentista convidado em todas as faixas.