Topo

Cólera lança primeiro álbum de inéditas após a morte do líder Redson

Cólera lança "Acorde! Acorde! Acorde!", álbum que começou a ser produzido com o ex-vocalista Redson - Vitor Bossa
Cólera lança "Acorde! Acorde! Acorde!", álbum que começou a ser produzido com o ex-vocalista Redson Imagem: Vitor Bossa

06/04/2018 07h29

"Acorde! Acorde! Acorde!", primeiro disco do Cólera sem o vocalista Redson Pozzi, morto há sete anos, acaba de chegar às lojas. A epopeia dos pioneiros do punk brasileiro teve início em 2004, quando a banda começou a pré-produção do álbum. No ano seguinte, os integrantes deram continuidade ao projeto trabalhando com a data de 2010 para o lançamento. Mas com a perda do ex-líder, os planos tomaram outro rumo.

A morte inesperada de Redson em setembro de 2011, devido à uma hemorragia interna causada por uma úlcera no estômago, paralisou o projeto. Em novembro daquele ano, um tributo com a participação de vários amigos, incluindo o então roadie Wendell, escolheu de maneira natural o substituto de Redson.

Com o bom desempenho na apresentação, ele que foi aluno de canto de Redson e tem timbre de voz semelhante ao dele assumiu em definitivo os vocais. "A partir deste show e com a entrada do Flávio [guitarra], em 2014, decidimos dar continuidade a este projeto", explica o baixista Val, um dos primeiros integrantes da banda, fundada em 1979.

Redson Pozzi, ícone do punk do Brasil - Claudia Guimarães/Folha Imagem - Claudia Guimarães/Folha Imagem
Redson Pozzi, ícone do punk do Brasil
Imagem: Claudia Guimarães/Folha Imagem
O desafio maior do Cólera em "Acorde! Acorde! Acorde!", lançado pelo selo EAEO, foi se aproximar ao máximo do proposto por Redson. A dificuldade apareceu na hora de concluir o conceito de "Ópera Caos", ideia desenvolvida pelo ex-vocalista. "A gente não tinha definição do que era isso ["Ópera Caos"], porque veio da cabeça do Redson. Tivemos que recriar a obra", conta ele.

Segundo o baixista, a finalização é mérito de Wendell e do guitarrista Fábio.

Cinco das 16 faixas do álbum fazem parte da ópera-punk no formato de atos: "Mr Gamble", "Mezza Mezza", "Fá Dó Lá", "Caos" e "Hino". Há também três versões demo como faixas-bônus na voz de Redson, gravadas em 2009.

Com quase quatro décadas de história, o Cólera lança "Acorde! Acorde! Acorde!" em show no próximo dia 13 de abril no Sesc Jundiaí.

Serviço
Cólera no Sesc Jundiaí
Quando: 13 de abril - sexta
Onde: Sesc Jundiaí
Inf: https://www.sescsp.org.br