Topo

Com a licença de Exú, André Sampaio mostra seu afro rock em novo CD

André Sampaio lança "Alagbe" na sexta (3) - Divulgação
André Sampaio lança "Alagbe" na sexta (3) Imagem: Divulgação

02/11/2017 14h14

Fundador do grupo de reggae Ponto de Equilíbrio, o cantor e guitarrista André Sampaio lança seu segundo álbum solo com fortes referências das religiões afro.

"Alagbe", que significa o guardião da música sagrada do candomblé, chega às plataformas digitais nesta sexta (3) pela Sony Music. 

Com a licença de Exu - um dos mais importantes orixás do candomblé e entidade da umbanda -, o músico apresenta faixas que estabelecem a ligação dos ancestrais com a atualidade. 
 
A pesquisa do artista em torno da guitarra africana o levou a viajar por dois meses ao Mali, Moçambique e Burkina Fasso em 2012. Com o material, ele lançou "Desaguou", de 2013, e agora mostra essas influências ainda mais fortes em "Alagbe".
 
Capa de "Alagbe" - Divulgação - Divulgação
Capa de "Alagbe", de André Sampaio
Imagem: Divulgação
O disco tem produção do guitarrista Cris Scabello (Bixiga 70) e as participações de Maurício Fleury (tecladista do Bixiga 70), Roberto Barreto (que toca a guitarra baiana no BaianaSystem), DJ Nato PK (programações), Nelson Maca (poesia), Lenna Bahule (Moçambique) e a cantora nigeriana Okwei Odili. A arte da capa, assim como toda a identidade visual de Alagbe, é do designer e DJ Ricardo Magrão. 
 
Para a gravação, André Sampaio contou a banda formada por Rico Bass (baixo), Marcos Mauricio (teclados), Mauricio Bongo (bateria), Joás Santos (percussão) e um coro formado por Lenna Bahule e Kuky Lughon.
 
André Sampaio faz show de lançamento no próximo dia 15, no Estrela Galícia Rio Verde, em São Paulo, e no dia 18 no Galpão Ladeira das Artes, no Rio. 
 
A coluna teve acesso ao teaser "A Encruzilhada das Águas", que pode ser visto no vídeo abaixo, e mostra o que deve chegar por aí.