Topo

Voz do metrô do Rio, Zanna lança primeiro CD autoral

Zanna lança primeiro CD autoral que leva o nome dela - Divulgação
Zanna lança primeiro CD autoral que leva o nome dela Imagem: Divulgação

01/07/2017 04h00

Quem já andou no metrô do Rio teve oportunidade de ouvir Zanna. Desde 2011, ela é a voz que indica as estações, o lado correto do desembarque e manda a advertência "mind the gap" aos passageiros. Após esperar 20 anos, a cantora lança o primeiro CD com 12 canções autorais. "Estava me preparando porque queria uma coisa linda. Queria começar com o álbum da minha vida. Tenho mais de 300 músicas compostas e estava esperando meu produtor chegar", explica.

Em julho do ano passado, o produtor Moogie Canazio que já trabalhou com Maria Bethânia, Caetano Veloso e João Gilberto enfim deu a graça. As conversas começaram, e, no final de abril, Zanna finalizou o trabalho. Gravando no Rio e no Capitol Studios em Los Angeles, Canazio reuniu músicos internacionais e da MPB. "Levei o que eu queria. Ele me disse que eu tinha muita referência do Clube da Esquina, mas queria dar uma jovialidade ao trabalho."

Com o desejo de criar uma sonoridade para "acalmar", Zanna procurou selecionar composições com pegada "para cima", a mesma preocupação de quando decidiu colocar sua voz nos trens do metrô. "Não quero deixar ninguém mal. Não gosto de colocar mazelas nas minhas músicas e toxina emocional no trabalho. As minhas mazelas eu coloco na terapia."

Depois de morar na Itália e Nova York, ela rodou o mundo, tocando em casas noturnas e festivais como o de Montreux, onde dividiu palco com a lenda Herbie Hancock.

"O meu desejo independente de fazer disco. O que eu quero é gerar uma sonoridade que acalme. O mundo está muito agressivo."

Branding musical

Quando voltou de Nova York, em 2007, Zanna estava decidida a "jogar música no mundo". Foi quando bateu na porta do metrô do Rio com projeto de "sound branding".

Com ideia de mudar os toques sonoros que considerava "muito duros", propôs um programa de sonorização das estações e trens. Desde então, é reconhecida como "voz do metrô" com 81% de aprovação. Zanna também desenvolveu o projeto para a ViaQuatro, responsável pela linha 4-amarela do metrô de São Paulo.

"Este trabalho é uma forma de entrar no coletivo. Todos os dias recebo uma mensagem das pessoas reconhecendo a minha voz."

A cantora faz show de lançamento do disco em 27 de julho, na Estação Carioca do Metrô Rio, às 19h. No dia 3 de agosto será no Teatro Solar de Botafogo, às 19h, também no Rio.

OUÇA O CD DA ZANNA