Topo

Tá criticando a Mallu, mas o que você conquistou aos 24 anos?

Mallu Magalhães durante show no Rock in Rio em setembro de 2013 - Clayton Miltão/Photo Rio News
Mallu Magalhães durante show no Rock in Rio em setembro de 2013 Imagem: Clayton Miltão/Photo Rio News

26/06/2017 18h56

Não é de hoje que Mallu Magalhães está no olho do furacão. Desde suas primeiras aparições, em 2008, a cantora é alvo de comentários, por vezes, maldosos. Ora pelo seu modo de se vestir, ora pelo cara que escolheu para ser seu marido, ora pelo videoclipe "racista"... Na semana passada, Mallu foi duramente criticada por uma declaração infeliz dada no programa "Encontro com Fátima Bernardes" —ao apresentar nova música, disse que queria “provar que branco também pode fazer samba”.

Tivesse saído da boca de outro artista, a declaração não teria a mesma repercussão que teve com Mallu. A cantora foi crucificada como se todos os dias dissesse algo inadmissível.

Na primeira vez que tive contato com Mallu, ela tinha 15 anos e estava divulgando o disco de estreia produzido por ninguém menos que Mario Caldato Jr (produtor de Beastie Boys, Jack Johnson, Seu Jorge, entre outros). A menina chamou atenção da redação ao chegar com um dos olhos pintados à la Kiss e bem tímida. Estava interessada em conhecer seus fãs virtuais, mostrar sua arte e, também, preocupada em cumprir o horário, já que naquele mesmo dia teria aula de inglês e não queria perder.

O show de estreia da turnê de Mallu em São Paulo foi nessa mesma semana. Diante de um teatro lotado, pude entender cada vez mais quem era Mallu: uma menina talentosa, tímida e preocupada em agradar colegas da escola que estavam na plateia. Chamou a atenção a simplicidade dela ao interromper o show para se dirigir a esse público [que não era só da escola], que se divertia com a ingenuidade da menina e aprovava a apresentação.

Fato é que, desde então, Mallu mostra maturidade musical a cada trabalho. Em quase 10 anos de carreira profissional, foram quatros CDs, um DVD e um álbum com a Banda do Mar, projeto com o marido Marcelo Camelo e o português Fred Ferreira. Fora as indicações pelos trabalhos conquistados, prêmios de revelação, cinco turnês nacionais e shows fora do Brasil. Feito que muitos artistas veteranos ainda buscam em suas carreiras.

Desde a semana passada, Mallu está cumprindo agenda para divulgar seu mais recente álbum, "Vem". Cheguei a ouvir um trecho dela no "Som a Pino", de Roberta Martinelli, na Rádio Eldorado, que também frisava o fato de uma menina tão nova já ter lançado discos tão bem produzidos. O deslize no programa "Encontro" na semana passada coloca em segundo plano toda uma obra.

“Ah, mas ela falou besteira”. Sim, pode ter dito, mas daí a esquecer toda uma carreira construída não é justo. A vida reservada que ela escolheu, viver fora do país, casar com um cara mais velho, não querer mostrar a filha, são opções que ela escolheu para si. Decisões que não podem colocar em xeque o talento e as conquistas da artista.

Quantas bobagens você, internauta, proferiu aos seus 24 anos, mas ninguém ficou sabendo porque você simplesmente não é famoso? Falar da Mallu é fácil. Quero ver ser como ela!