Topo

Rap é compromisso: Filhos de Sabotage e KL Jay unem-se para lançar talentos

Tamiris, Sabotinha e Kalfani abrem o selo Hama Music e sonham em expandir o negócio para o exterior - Divulgação
Tamiris, Sabotinha e Kalfani abrem o selo Hama Music e sonham em expandir o negócio para o exterior
Imagem: Divulgação

13/04/2017 10h50

Nascidos e criados na cultura hip-hop, DJ Kalfani (filho do lendário KLJay dos Racionais MC's) e os irmãos Sabotinha, 24, e Tamires, 22 (filhos do eterno Sabotage), criaram a Hama Music Company (lê-se Ramá). Os três amigos pretendem usar a plataforma para lançar novos artistas oferecendo produção, gravação, distribuição e trabalho nas redes sociais.

A primeira aposta é o cantor e compositor paulistano Martte, 20. No single de estreia, "Uma Saída" com participação do rapper Dubeat, o músico apresenta um pop alternativo com influências de MPB, reggae e soul. Kalfani explica que escolheu Martte pela linguagem popular de suas músicas. "É um cara novo no mercado da música, mas muito responsável. Estamos jogando na loteria em um número bom", aposta o produtor.



Como rap não é a única influência, o trio planeja investir em artistas do soul pop, R&B, reggaeton e gospel. Outros artistas estão no gatilho da Hama, entre eles a sócia Tamiris, que vai lançar um EP gospel com quatro faixas.

Os três sonham em chegar ao mercado internacional e trabalhar com artistas gringos. Para isso, Kalfani conta com a experiência que viveu a frente da banda Pollo e o apoio do pai KL Jay, DJ do Racionais MCs há 25 anos. "Meu pai me ensinou como lidar com pessoas. Não é impossível esse sonho. Estamos no momento certo".

NOVO SERTANEJO NO VELHO MUNDO

Kleo Dibah & Rafael faz primeiro show internacional - Divulgação - Divulgação
Kleo Dibah & Rafael faz primeiro show internacional
Imagem: Divulgação
Ainda não caiu a ficha de Kleo Dibah & Rafael sobre o primeiro show internacional da carreira. Após algumas tentativas sem sucesso, a dupla finalmente desembarca em terras europeias para três apresentações. O primeiro show será em Lisboa nesta sexta (14), Bruxelas no sábado (15) e fecham em Londres no domingo (16).

O público europeu vai assistir em primeira mão parte do novo show que os mineirinhos preparam para a turnê 2017. Além das canções do DVD recém-lançado, "Bem Vindo ao Clube" - que traz o sucesso "Baldinho de Balada"-, eles resgatam modas de viola, pagode e rock, na parte acústica da apresentação.

Na volta da viagem, começam a trabalhar a música "Alcoolizado" com participação de Zé Neto e Cristiano, e até junho, saem para a estrada com tudo novo: repertório, cenário e até ônibus.

QUE BATUQUE É ESSE?

Uma das rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Samba do Trabalhador, de Moacyr Luz, lança o DVD gravado ao vivo em São Paulo. O sambista explica que escolheu o Bar Pirajá, em Pinheiros, como uma maneira de retribuir o acolhimento dos paulistas. "A gente fez uma temporada por quase três anos seguidos no Traço de União (casa de samba em Pinheiros), vários eventos no Pirajá e outros bares de samba de São Paulo. Precisávamos oferecer algo a este público".

O show de lançamento será no Pirajá em 7 de maio. E o DVD será exibido na íntegra, em junho no Canal Brasil. 

Às segundas-feiras, a partir das 17h, acontece no Clube Renascença, na zona norte do Rio, a roda do Samba do Trabalhador. Os ingressos custam R$20.

POR ONDE ANDA?

Sampa Crew - Divulgação - Divulgação
Sampa Crew
Imagem: Divulgação
Há 30 anos, o Sampa Crew chegava de mansinho com seu rap romântico e "ostentando amor", como descrevem seu sua biografia no site oficial. O grupo se mantém na ativa com a mesma formação de 1997 e nunca parou. Se na época emplacava um hit atrás do outro, como "Eterno Amor", "Se Me Lembro Faz Doer" e "Mesmo Assim", hoje o grupo de João Carlos Sampa ou simplesmente Sampa, ainda colhe os frutos da fase mais bombada da carreira.

Longe dos programas de TV e sem tocar nas rádios com a mesma intensidade que nos anos 1990, a banda continua com a preocupação de estar próxima ao público. Além de trabalhar o mais recente álbum, "Soul Brasil 2", o grupo disponibiliza toda discografia gratuitamente nos aplicativos Sampa Crew e na Web Radio Sampa Crew. "Somos 100% periferia e não posso deixar a pessoa sem conhecer a nossa história", explica Sampa.

"Já tivemos cachês muito altos, as produções de TV brigavam para nos ter nos programas, mas sempre vivemos com muita tranquilidade e ralamos muito. Agora é a vez de Anitta e Safadão".

Recentemente, o grupo lançou uma linha de perfume com nome de sete sucessos do grupo para ser vendida em uma caixa colecionável.

PASSANDO O SOM

•O norte-americano Joe LaPorta assina novo disco da banda de rock Dona Cislene. Ele já trabalhou com Foo Fighters, David Bowie, The Killers e outros. "Meninos e Leões" é o título do segundo disco do quarteto com lançamento marcado para 28 de abril.

•O novo disco do cantor e compositor Curumin traz as participações de Russo Passapusso do Baiana System em "Boca Pequena" (de sua autoria) e o rapper Rico Dalasam em "Tramela", parceria dele com Curumin. “Boca” será lançado no final de maio pelo Natura Musical.

•A banda Selvagens à Procura de Lei lançou o videoclipe de "Guetos Urbanos", gravado na comunidade do Titanzinho na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). E no dia 7 de maio,  o clipe da música "Tarde Livre" será exibido no telão na abertura do Nivea Viva, que celebra a obra Jorge Ben Jor. O show será no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, às 17h.

•O duo Craca e Dani Nega acaba de disponibilizar seu primeiro disco “Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha” para download gratuito no hotsite da banda.

•Cantor de forró Luan Estilizado está feliz da vida. Além de gravar o novo DVD, “Pra Tomar Cachaça”, no último dia 3 de abril, o cantor recebeu no próprio local da gravação a notícia de que sua mulher está grávida do primeiro filho.

•Após o sucesso de "Minha Felicidade" na abertura da novela "Sol Nascente", a cantora Roberta Campos apresentará sua nova composição, "Flamingos", no show que apresenta neste sábado (15), no Tom Jazz, em São Paulo.