 | 23/01/2007 - 18h11 Anish Kapoor inaugura versão urbana e aberta de "Ascension" em São Paulo Da Redação  Marcelo Soares/UOL Montagem da instalação Ascension no Viaduto do Chá (SP) | O artista plástico anglo-indiano Anish Kapoor participa nesta quinta-feira da abertura da temporada paulista de "Ascension", terceira e última etapa de sua primeira individual no país. Kapoor faz uma palestra sobre seu trabalho, no CCBB-SP - que abriga a exposição -, e inaugura a megainstalação que dá nome à mostra, montada sob o Viaduto do Chá, na região central da cidade.
Depois de passar em 2006 pelos CCBBs do Rio de Janeiro e de Brasília, "Ascension" ganha em São Paulo proporção de obra pública e urbana, ambientada num espaço de grande circulação, que extrapola o local da instituição artística.
"'Ascension' recebeu aqui a ambientação proporcional à obra monumental. Tinha sido vista somente por duas mil pessoas em sua estréia na Itália em 2003, enquanto que no Brasil já teve cerca de 500 mil pessoas. Idealizamos o Viaduto do Chá, junto com Anish, que já demonstrava o desejo de dispor a instalação numa via pública, possibilitando um mais amplo acesso", conta o curador da mostra Marcello Dantas.
A obra, uma metáfora do episódio narrado na Bíblia sobre a ascensão de Cristo, comporta uma coluna de fumaça de 8 metros de altura que se ergue longitudinalmente circundada por uma estrutura física em espiral. As paredes curvadas permitem a circulação do ar de um exaustor e dão ao trabalho o aspecto fluido e etéreo. As especificidades da montagem em Brasília e São Paulo trouxeram a adição de um pavilhão de vidro de 400 m² no entorno da instalação, que não havia sido concebido originalmente.
Além de "Ascension", a mostra apresenta mais oito trabalhos de grandes dimensões de Kapoor. "A seleção buscou proporcionar ao público brasileiro uma compreensão dos diferentes aspectos estéticos experimentados pelo artista, como a luz, a ilusão, a reflexão, a matéria, o pigmento e o volume", explica o curador.
No térreo do CCBB, "Pillar" (2003), peça em estrutura de aço e laca azul, prepara o público para adentrar o universo do artista, já que a obra permite uma inserção do visitante. No mesmo piso, é exposta uma escultura em bronze, de 1998, com 4,5 metros de altura.
O primeiro andar é ocupado com a instalação que abriga o vídeo "Wounds and Absent Objects" (2003). A inédita "To Divide" (2006), que traz uma parede de madeira em meio a cinco toneladas de cera vermelha derramada, está no segundo andar, junto com "Double Mirror" (1998), espelhos côncavos de 2m de diâmetro, e uma instalação em fibra de vidro. Finalmente, no terceiro andar, o público pode ver "When I Pregnant" (1992) e "Sister Piece of When I am Pregnant" (2005) que compõem uma parede com protuberância e reentrância, somente perceptíveis em uma visão lateral da montagem.
Anish Kapoor figura entre os principais nomes da escultura mundial contemporânea. Nascido em 1954, em Bombaim, Índia, mudou-se para a Inglaterra no início dos anos 70, onde despontou profissionalmente e reside até hoje. Participou de mostras internacionais de renome como as bienais de Veneza e São Paulo [1983 e 1996] e da Documenta de Kassel, na Alemanha.
Consagrado por prêmios como Duemila da Bienal de Veneza de 1990 e pelo Turner Prize de 1991, tem peças em coleções de importantes galerias e museus do mundo, a exemplo da londrina Tate Modern e do nova-iorquino MoMA, além de obras instaladas a céu aberto nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Nova Zelândia. É autor da obra pública mais cara do mundo assinada por um artista vivo: Cloud Gate (2006), instalada em Chicago, e que custou 23 milhões de dólares.
Conhecido por trabalhar a poética na arte, em sua última exposição inédita, apresentada em Londres na Galeria Lisson, em outubro do ano passado, realizou uma obra conjunta com o escritor Salman Rushdie, constituída de dois cubos de bronze unidos por cera vermelha nos quais está escrito o conto "Relações Consangüíneas ou Uma Interrogação das Mil e uma Noites" de Rushdie.
ASCENSION - ANISH KAPOOR QUANDO: 25/1 a 1º/4. Terça a domingo, das 9h às 20h. ONDE - Exposição "Ascension" - CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo). R. Álvares Penteado, 112 - Centro. Terça a domingo, das 9h às 20h. Informações: (11) 3113-3651/ 3652
Instalação "Ascension" - Viaduto do Chá - Centro. Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.
QUANTO - Grátis - Mais
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