UOL Entretenimento
 
23/01/2007 - 18h11
Anish Kapoor inaugura versão urbana e aberta de "Ascension" em São Paulo
Da Redação

Marcelo Soares/UOL

Montagem da instalação Ascension no Viaduto do Chá (SP)

Montagem da instalação Ascension no Viaduto do Chá (SP)

O artista plástico anglo-indiano Anish Kapoor participa nesta quinta-feira da abertura da temporada paulista de "Ascension", terceira e última etapa de sua primeira individual no país. Kapoor faz uma palestra sobre seu trabalho, no CCBB-SP - que abriga a exposição -, e inaugura a megainstalação que dá nome à mostra, montada sob o Viaduto do Chá, na região central da cidade.

Depois de passar em 2006 pelos CCBBs do Rio de Janeiro e de Brasília, "Ascension" ganha em São Paulo proporção de obra pública e urbana, ambientada num espaço de grande circulação, que extrapola o local da instituição artística.

"'Ascension' recebeu aqui a ambientação proporcional à obra monumental. Tinha sido vista somente por duas mil pessoas em sua estréia na Itália em 2003, enquanto que no Brasil já teve cerca de 500 mil pessoas. Idealizamos o Viaduto do Chá, junto com Anish, que já demonstrava o desejo de dispor a instalação numa via pública, possibilitando um mais amplo acesso", conta o curador da mostra Marcello Dantas.

A obra, uma metáfora do episódio narrado na Bíblia sobre a ascensão de Cristo, comporta uma coluna de fumaça de 8 metros de altura que se ergue longitudinalmente circundada por uma estrutura física em espiral. As paredes curvadas permitem a circulação do ar de um exaustor e dão ao trabalho o aspecto fluido e etéreo. As especificidades da montagem em Brasília e São Paulo trouxeram a adição de um pavilhão de vidro de 400 m² no entorno da instalação, que não havia sido concebido originalmente.

Além de "Ascension", a mostra apresenta mais oito trabalhos de grandes dimensões de Kapoor. "A seleção buscou proporcionar ao público brasileiro uma compreensão dos diferentes aspectos estéticos experimentados pelo artista, como a luz, a ilusão, a reflexão, a matéria, o pigmento e o volume", explica o curador.

No térreo do CCBB, "Pillar" (2003), peça em estrutura de aço e laca azul, prepara o público para adentrar o universo do artista, já que a obra permite uma inserção do visitante. No mesmo piso, é exposta uma escultura em bronze, de 1998, com 4,5 metros de altura.

O primeiro andar é ocupado com a instalação que abriga o vídeo "Wounds and Absent Objects" (2003). A inédita "To Divide" (2006), que traz uma parede de madeira em meio a cinco toneladas de cera vermelha derramada, está no segundo andar, junto com "Double Mirror" (1998), espelhos côncavos de 2m de diâmetro, e uma instalação em fibra de vidro. Finalmente, no terceiro andar, o público pode ver "When I Pregnant" (1992) e "Sister Piece of When I am Pregnant" (2005) que compõem uma parede com protuberância e reentrância, somente perceptíveis em uma visão lateral da montagem.

Anish Kapoor figura entre os principais nomes da escultura mundial contemporânea. Nascido em 1954, em Bombaim, Índia, mudou-se para a Inglaterra no início dos anos 70, onde despontou profissionalmente e reside até hoje. Participou de mostras internacionais de renome como as bienais de Veneza e São Paulo [1983 e 1996] e da Documenta de Kassel, na Alemanha.

Consagrado por prêmios como Duemila da Bienal de Veneza de 1990 e pelo Turner Prize de 1991, tem peças em coleções de importantes galerias e museus do mundo, a exemplo da londrina Tate Modern e do nova-iorquino MoMA, além de obras instaladas a céu aberto nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Nova Zelândia. É autor da obra pública mais cara do mundo assinada por um artista vivo: Cloud Gate (2006), instalada em Chicago, e que custou 23 milhões de dólares.

Conhecido por trabalhar a poética na arte, em sua última exposição inédita, apresentada em Londres na Galeria Lisson, em outubro do ano passado, realizou uma obra conjunta com o escritor Salman Rushdie, constituída de dois cubos de bronze unidos por cera vermelha nos quais está escrito o conto "Relações Consangüíneas ou Uma Interrogação das Mil e uma Noites" de Rushdie.

ASCENSION - ANISH KAPOOR
QUANDO: 25/1 a 1º/4. Terça a domingo, das 9h às 20h.
ONDE - Exposição "Ascension" - CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo). R. Álvares Penteado, 112 - Centro. Terça a domingo, das 9h às 20h. Informações: (11) 3113-3651/ 3652

Instalação "Ascension" - Viaduto do Chá - Centro. Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.

QUANTO - Grátis
Mais
Kapoor inaugura "Ascension" em SP e defende que o Viaduto do Chá seja local de inserção social
Veja imagens da abertura da exposição de Anish Kapoor em SP
Exposição de Kapoor requer superestrutura de montagem para obras monumentais


ÍNDICE DE ARTE IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/02/2010

17h49 - Novos filmes com personagens da "DC Comics" serão anunciados em breve

17h48 - Maior feira de música da Europa apresenta substituto do MP3

17h29 - Amy Winehouse deve voltar ao Caribe na próxima semana, diz tabloide

17h25 - Brittany Murphy morreu de pneumonia e intoxicação, diz legista

17h18 - Unidades do Sesc promovem temporadas de dança

17h17 - Livro "Os Deuses no Exílio" é mais que uma crítica à Igreja Católica

17h17 - Travolta tenta desbancar "Avatar" com "Dupla Explosiva"

17h16 - Médico de Michael Jackson negocia se entregar à Justiça

17h06 - Veja vídeo de O Último Mestre do Ar

17h00 - "Eclipse" terá mais cenas de batalhas