UOL Entretenimento
 
29/12/2006 - 20h08
Galerias de SP têm programação de arte contemporânea para 2007
Da Redação

Divulgação

Impressão sobre caixa de papelão, sem título, de Nicolás Robbio (2005)

Impressão sobre caixa de papelão, sem título, de Nicolás Robbio (2005)

Com o fim do ano, algumas das principais galerias de arte de São Paulo já divulgam sua programação prevista para 2007. E, pelos nomes dos artistas programados, confirma-se a tendência destes como boas opções para conhecer o trabalho de artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros, reconhecidos internacionalmente, sem pagar nada por isso.

Na Galeria Vermelho, o ano começa com Nicolas Robbio e Rachel Poignant, em duas individuais simultâneas, e com a intervenção da fachada por Rodolpho Parigi, na obra "Apropri_Ação7". O argentino Robbio trabalha a simplicidade das linhas simples, sobreposições e transparências. Rachel, francesa, expõe esculturas em resina, gesso e espuma, produto de sua residência em São Paulo. A exposição acontece entre 11/1 e 10/2.

Outros destaques da Vermelho, entre fevereiro e abril, são as individuais de Julian Rosenfeldt, presente na Bienal de São Paulo de 2004, e da dupla Angela Detanico e Rafael Lain, que encerrou a 27ª Bienal com uma performance de música eletrônica. Os gaúchos já participaram de exposição no Palais de Tokyo, de Paris, e de duas bienais paulistanas consecutivas (2004 e 2006).

A Fortes Vilaça, na Vila Madalena, apresenta Rivane Neuenschwander em junho (veja trabalho da artista na 24ª Bienal e entrevista na revista Trópico). A artista é identificada com a "geração da virada", cuja produção começou a se destacar dos anos 90 em diante. Entre julho e agosto, é a vez de Vik Muniz (veja trabalhos e entrevista a Gerald Thomas), conhecido pelas séries de fotografias de desenhos feitos com elementos como calda de chocolate ou prata e gelatina.

A Galeria Virgilio, em Pinheiros, programa para maio uma instalação de dois andares de Eduardo Frota, que completa, em 2007, trinta anos de atividades nas artes plásticas. Muitos dos trabalhos de Frota envolvem pesquisa de cores, formas e volumes em madeira. Já na Galeria Luisa Strina, acontecem, ainda sem data definida, uma individual de Marepe
e outra de Jorge Macchi, autor da imagem que originou o cartaz da 27ª Bienal de São Paulo. Macchi será destaque também na Bienal do Mercosul, em novembro de 2007 (leia também entrevista na revista Trópico).

A Casa Triângulo, no Itaim Bibi, exibirá, em março, trabalhos de Alex Cerveny, um dos nomes da "Geração 80" (veja álbum de exposição na Pinacoteca em 2005); em agosto, do paulistano Albano Afonso; e em outubro, de Nazareth Pacheco (veja trabalhos da artista na 24ª Bienal).

Na galeria Leme, a ucraniana Kristina Solomoukha, residente em Paris, exibe algumas de suas peças. Professora, interessada em questões urbanas, Solomoukha realizou uma residência na Leme, durante três meses, em 2006. O espaço também recebe o fotógrafo J.R. Duran em 2007.

O carioca José Bechara, que expôs na Paralela 2006 e vem se dedicando a experiências escultóricas em pequena escala, abre mostra em março na Marília Razuk. No segundo semestre, há uma individual de José Resende, que entrou em 2006 para o elenco de representados da galeria.
Mais
Fernando Botero é promessa de Memorial da América Latina para 2007
Outras exposições previstas para o primeiro semestre do ano


ÍNDICE DE ARTE IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/02/2010

17h49 - Novos filmes com personagens da "DC Comics" serão anunciados em breve

17h48 - Maior feira de música da Europa apresenta substituto do MP3

17h29 - Amy Winehouse deve voltar ao Caribe na próxima semana, diz tabloide

17h25 - Brittany Murphy morreu de pneumonia e intoxicação, diz legista

17h18 - Unidades do Sesc promovem temporadas de dança

17h17 - Livro "Os Deuses no Exílio" é mais que uma crítica à Igreja Católica

17h17 - Travolta tenta desbancar "Avatar" com "Dupla Explosiva"

17h16 - Médico de Michael Jackson negocia se entregar à Justiça

17h06 - Veja vídeo de O Último Mestre do Ar

17h00 - "Eclipse" terá mais cenas de batalhas