UOL Entretenimento
 
06/02/2006 - 11h58
Aldemir Martins, famoso pelas pinturas de gatos, morre em SP



SÃO PAULO (Reuters) - O artista plástico cearense Aldemir Martins, popularizado pelas pinturas de gatos, morreu no domingo, em São Paulo, aos 83 anos.

Segundo o genro de Martins, Baixo Ribeiro, o artista sofreu um infarto em sua casa, no bairro do Ibirapuera, por volta das 19h30 do domingo. Ele morreu no Hospital São Luiz.

"Foi uma morte quase natural, de insuficiência cardíaca. Ele estava muito velhinho já e tinha sido internado várias vezes no ano passado", disse Ribeiro à Reuters. "A parte física estava bem comprometida, com insuficiência renal, do fígado e uma arritmia bem séria do coração."

O corpo será velado na Assembléia Legislativa do Estado até às 14h30 desta segunda-feira, e o enterro deve acontecer pela tarde, às 15h30, no cemitério Campo Grande, zona sul da cidade.

Apesar de conhecido pelo grande público pelas pinturas de gatos, o artista trabalhou em várias vertentes, representando paisagens e personagens nordestinos, como os cangaceiros e as baianas, além de retratos e naturezas mortas.

Além da pintura, também trabalhou com cenografia, desenhos de moda, joalheria, artes gráficas e tapeçaria. Sua última mostra individual, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), aconteceu em julho do ano passado, reunindo sete décadas de produção.

Filho de índia e de um funcionário público, Martins nasceu em Ingazeiras, interior do Ceará. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro e, um ano depois, para São Paulo.

Nas três primeiras Bienais de Arte de São Paulo (1951, 1953 e 1955) foi agraciado com prêmios especiais. Em 1956, na Bienal de Veneza, venceu o prêmio de melhor desenhista.

Segundo o vendedor Sergio Peres, da galeria Nova André, seus clientes procuravam o trabalho de Martins "pela alegria, pelas cores e pelos temas agradáveis". Suas pinturas atuais valem entre 8 mil e 30 mil reais.

"Os gatos tiveram uma maior aceitação do público, mas não da crítica de arte", disse Peres. "Como crítica, seus melhores trabalhos são outros, são os cangaceiros, os temas nordestinos, os galos."

(Por Fernanda Ezabella e Denis Eduardo Serio)



ÍNDICE DE ARTE IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/02/2010

17h49 - Novos filmes com personagens da "DC Comics" serão anunciados em breve

17h48 - Maior feira de música da Europa apresenta substituto do MP3

17h29 - Amy Winehouse deve voltar ao Caribe na próxima semana, diz tabloide

17h25 - Brittany Murphy morreu de pneumonia e intoxicação, diz legista

17h18 - Unidades do Sesc promovem temporadas de dança

17h17 - Livro "Os Deuses no Exílio" é mais que uma crítica à Igreja Católica

17h17 - Travolta tenta desbancar "Avatar" com "Dupla Explosiva"

17h16 - Médico de Michael Jackson negocia se entregar à Justiça

17h06 - Veja vídeo de O Último Mestre do Ar

17h00 - "Eclipse" terá mais cenas de batalhas