Artistas

Ver índice de artistas

Divulgação

Performance no "Frieze Art Fair", Londres (Divulgação)

Los Super Elegantes

Dupla formada em 1995 em Oakland, EUA.
Atua em Nova York.

Editorais na "Vogue" grega e na "Rolling Stone" italiana. Chapéus extravagantes, sapatos reluzentes, cortes modernos e atitude irreverente. Além da apresentação digna de pop stars, a dupla que forma Los Super Elegantes ganha fãs ao redor do mundo pela música que produz, apresentada de maneira performática em galerias e museus de arte.

A página pessoal da mexicana Milena Muzuiz e do argentino Martiniano Lopez-Crozet traz uma seleção de canções gravadas em inglês e espanhol, disponíveis para download. "Sixteen" é a mais famosa. A música tem predominância de ritmos eletrônicos, entre os quais o electropop, mas também leva a mistura de punk, rock e até do tradicional mariachi.

Formado em 1995, quando ambos estudavam no California College of Arts and Crafts na cidade de Oakland, o grupo é atualmente baseado em Nova York. Martiniano vivia antes em Buenos Aires, onde era estilista. Milena, mexicana de Tijuana, havia estudado literaratura na universidade americana de Chapman.

Em entrevista à revista francesa "L'Officiel" (2007), os dois contam que a escolha do nome se deu automaticamente. Martiniano teria lançado "Los Super", ao que Milena prontamente emendou "Elegantes". A partir de então, tornaram-se freqüentes as performances, happenings e outras apresentações em espaços como Whitney Museum, em Nova York, e The Baltic Museum, em Newcastle, na Inglaterra.

O Brasil faz parte de um capítulo importante da história de Los Super Elegantes. Na mostra do Whitney Museum, eles apresentaram uma performance baseada no trabalho do artista brasileiro Tunga, que haviam conhecido recentemente. Em 2004, participaram da Frieze Art Fair, em Londres. Apresentaram-se também no concerto Vive Latino, no México, para um público de 10 mil pessoas.

Se são músicos, artistas ou perfomers, Martiniano responde com o nome de um trabalho: "'Nothing Really Matters' é o nome de uma canção que vamos lançar em alguns meses. Não importa se somos isso ou aquilo. Isso é algo que deixamos para que outras pessoas se preocupem", responde ao UOL.

A dupla se diz influenciada pelo trabalho performático de astros americanos como Frank Sinatra e Liza Minelli, por comédias latinas e européias, além das melosas baladas românticas latino-americanas. Inicialmente, Milena e Martiniano queriam discutir os conceitos de entretenimento. Ao longo do tempo, passaram a fazer uso de clichês com a adição de novos elementos, entre os quais o heavy metal.

Los Super Elegantes já escreveu e produziu três musicais. "Pietro and Paola", baseado em "Noites da Cabíria" (1957), do italiano Federico Fellini, é sobre o amor de um cafetão por uma prostituta. "Angie and Eric", tarta do dia-a-dia dos relacionamentos em Los Angeles e, por fim, "The Falling Leaves of Saint Pierre", que aborda o sadismo em uma relação profissional. "Ainda que sejam comédias narrativas, elas têm muito mais a ver com estilo e estética, isolando ícones, como, por exemplo, um estudante dos anos 60 que protesta nas ruas na Europa. Também isolamos diálogos de Pasolini e Fellini fora do contexto original para focar em elementos estilísticos, de uma maneira parecida com a que ocorre na construção de uma música", diz a dupla.

Divulgação

Performance no "Peres Projects", Los Angeles

Divulgação

"The Technical Vocabulary of an Interior Decorator"

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias