Artistas

Ver índice de artistas

Divulgação

Performance "Funnel", Walker Art Center Minneapolis (Divulgação)

Joan Jonas

Nasceu em 1936 em Nova York, EUA.
Vive e trabalha em Nova York.

Em 1958, Joan Jonas estudou história da arte no Mount Holyoke College, Massachusets, EUA. Em 1961, estudou escultura no Boston Museum of Fine Arts e se tornou mestre em escultura pela Columbia University, em Nova York, em 1965.

Considerada uma das artistas mais importantes surgidas nos anos 60, Joan trabalhou com escultura até o final dessa década, quando começou a se dedicar às "mixed medias" (ou mídias compostas), principalmente o audiovisual e a performance, que muitas vezes acontecia em espaço público. Seus temas recorrentes desde a década de 60 giram em torno das questões de gênero e identidade. Entre os artistas com quem trabalhou estão Richard Serra, Robert Smithson, Dan Graham, Trisha Brown e Laurie Anderson.

Na década de 70, suas performances tinham como personagem uma "sedutora erótica e eletrônica" chamada Organic Honey, cuja face de boneca aludia à imagem feminina e às mudanças do seu papel social. A interação entre a imagem filmada e desenhos, roupas e máscaras produziam efeitos ópticos de duplicação de percepção e de sentido.

Em 1976, Joan trabalhou com estruturas narrativas a partir de fontes literárias, como contos-de-fadas, mitologia, poesia e canções folclóricas, criando complexas representações não lineares. Na década de 90, ela produziu uma série de vídeos chamada "My New Theater", em que as cenas investigavam a performance.

Desde 2000, Joan é professora do MIT (Massachusets Institute of Technology), em Boston, e seus trabalhos mais recentes exploram as relações entre as novas mídias digitais e a performance.

Para a 11ª Documenta de Kassel, em 2002, ela riou "Lines in the Sand", instalação/performance baseada no poema épico "Helen in Egypt", de Hilda Doolittle, em que pretendia investigar os temas do "self" e do corpo. Na ocasião, também apresentou as "Funnel" e "Vertical Roll", duas de suas primeiras performances, originalmente executadas na galeria The Kitchen, em Nova York, na década de 70.

A performance "Reading Dante", apresentada na Bienal de Sidney em 2008, foi inspirada na "Divina Comédia", em que incorporava elementos do inferno e do paraíso. Nesse trabalho, Joan combina cenas das florestas do norte do Canadá com uma performance feita na Itália, uma ruína modernista construída em um terreno de lava na Cidade do México e filmagens de ruas desertas da Nova York dos anos 70 para representar o seu "paraíso infernal".

Divulgação

Performance "The Shape The Scent The Feel of Things"

Divulgação

Performance "Funnel", Walker art Center Minneapolis

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias