Artistas

Ver índice de artistas

Enrique Touriño/Divulgação

"Visión de la Pintura Occidental", 2002 (Enrique Touriño/Divulgação)

Fernando Bryce

Nasceu em 1965 em Lima, no Peru.
Vive e trabalha em Lima e Berlim.

Fernando Bryce estudou artes plásticas na Universidad Católica e fez pós-graduação na mesma disciplina na Université Paris 8 e na École des Beaux Arts, onde teve como professor o artista e fotógrafo Christian Boltanski.

Em seu trabalho, Bryce utiliza principalmente o desenho para produzir uma reflexão crítica sobre a história contemporânea, tendo como fonte as próprias imagens e textos que a divulgam. No site do Carnegie Museum of Art, seu trabalho é descrito como um exame de "como as mídias visuais e escritas criam e convencionam a percepção de um país, de um povo ou de um fato histórico".

Por meio de um desenho com forte influência das tiras cômicas do início do século 20, Bryce reproduz desde material de arquivo, como documentos de governo, até folhetos turísticos, enfatizando como os fatos são construídos, como a história é contada e como a cultura é descrita.O tema essencial do trabalho do artista é a representação. Transcrevendo a 'história oficial' e dando-lhe uma forma visual, opera uma "transposição do reino dos fatos para o reino da arte", como ele define.

Em 2000, ele ganhou o prêmio da Bienal de Lima, e já expôs no Centro Cultural Banco do Brasil do RJ, além de galerias na Espanha, nos EUA, na Alemanha e outros países.

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias