Na Netflix

O que você precisa lembrar para entender a 2ª temporada de Dark

De volta

Dark fisgou o público com sua trama cheia de mistérios, física e idas e vindas no tempo. A trama se passa na cidade de Winden (Alemanha) e pode confundir com os mesmos personagens aparecendo em diversas épocas.
Giphy

Recapitulando...

... Michael é pai de Jonas e marido de Hannah. Ele vive duas realidades ao mesmo tempo: o quarentão Michael --que logo no início comete suicídio e deixa uma carta-- também é a criança Mikkel, que desaparece em 2019 e vai parar nos anos 80, onde cresce. Lembre-se: o tempo não é linear.
Reprodução

Jonas

Filho de Mikkel/Michael, investiga o suicídio do pai. Ele descobre que a menina que gosta é sua tia e presencia o sumiço do pai quando este ainda uma criança.
Giphy

Jonas adulto

Jonas, como adulto, tentou destruir um buraco de minhoca que possibilita viajar 33 anos ao passado e ao futuro usando uma grande quantidade do poderoso elemento químico césio. O problema é que ele acaba abrindo outro portal, décadas no futuro.
Giphy

Ines

Mãe de Michael, abre a carta de suicídio do filho adotivo, como ele pediu, na noite de 4 de novembro de 2019. Depois que o neto Jonas começa a investigar o que está acontecendo, ela revela saber tudo desde o começo.
Reprodução

Ines jovem

Ines era enfermeira em 1986, quando um menino machucado foi entregue a seus cuidados. Mikkel, que veio do futuro, vira seu filho adotivo. Ela logo percebeu que a criança escondia um segredo e chama o padre Noah por conta disso.
Divulgação

Ulrich

Casado com Katharina e pai de três filhos, Ulrich teve o irmão Mads desaparecido nos anos 80. Agora como policial, seu filho Mikkel some. Ulrich descobre os portais e volta até os anos 50 para matar quem acha que é o assassino.
Reprodução/Netflix

Katharina

Amor de Ulrich desde a adolescência, Katharina era uma jovem popular. Em 2019, chora o desaparecimento do filho, Mikkel. Além da criança, o marido também some ao atravessar o portal atrás do filho.
Reprodução/Netflix

Hannah

A garota era apaixonada por Ulrich e o mandou para a cadeia ao mentir para o delegado. Cresceu, virou amante dele, mas a sensação de negligência continua a mesma.
Divulgação

Helge Doppler

Quando garoto, era espancado por Ulrich; ao crescer, virou empregado da usina e deu o livro "A Journey Through Time" para a diretora. Idoso, foge do hospital ao se lembrar o que aconteceu. Ajudou Noah a construir uma máquina do tempo nos anos 80.
Divulgação

Aleksander

Aleksander é um dos personagens mais misteriosos. Vira diretor da usina. Hannah o viu ainda jovem esconder uma arma e um passaporte debaixo de uma pedra na floresta. Anos depois, chantageia o chefão para se vingar de Ulrich.
Reprodução/Netflix

Regina

Dona do hotel da região e mulher de Aleksander. Ela é mãe de Bartosz e descobre que tem câncer. Desesperado, Ulrich a confronta por ela ter sido a última pessoa que viu seu irmão desaparecido.
Reprodução/Netflix

Claudia

O antigo diretor mostra a ela barris com material radioativo, que possibilitaram a abertura do portal após um acidente. Ela volta aos anos 50 para arrumar a máquina do tempo e ainda aparece para o neto em 2019.
Reprodução

Egon

Policial nos anos 80 visto como bêbado, sempre desconfiou de Helge. Teve contato com Jonas e Ulrich quando atravessaram o portal e isso o marcou tanto, que acabou prendendo o suspeito nos anos 50 de matar o então pequeno Helge.
Reprodução/Netflix

H.G. Tannhaus

Autor do livro "A Journey Through Time", o físico foi o responsável por criar a máquina do tempo que possibilita o aparecimento dos portais. Jonas adulto confirma para ele que a teoria do buraco de minhoca é verdadeira.
Reprodução

Noah

Misterioso, o "padre" pediu nos anos 80 ajuda de Helge para construir uma máquina do tempo em um quarto, onde usou crianças para fazer experimentos. Seu objetivo é garantir o poder de viajar entre diferentes períodos e "salvar a humanidade".
Giphy

Religião

Sabe a tatuagem de Noah? É uma representação da Tábua de Esmeralda, associada à filosofia oculta do Hermetismo, que acredita que todas as ações, em um ambiente tanto macro quanto micro, estão conectadas.
Reprodução/Netflix

O tempo

Para entender um pouco a passagem do tempo, há uma boa frase de H.G. Tannhaus na série: "O tempo não influencia apenas o futuro, o futuro também influencia o passado. É igual a questão do ovo ou da galinha. Eles estão conectados".
Giphy

Buraco de minhoca

Albert Einstein popularizou uma teoria em 1935 sobre um caminho pelo espaço-tempo. O buraco de minhoca teria duas bocas e um tubo, ligando realidades paralelas.
Reprodução/YouTube/Seeker

Jonas e Jonas

No caso da série, o portal aberto nos anos 80 permite ir 33 anos para o futuro e o passado. Jonas destruiu a passagem no espaço-tempo, mas acabou criando outra com a força do elemento químico césio.
Giphy

As perguntas

  • O que houve com Mikkel para ele aparecer em 1986?
  • Ele foi capturado ou descobriu o buraco de minhoca sozinho?
  • Quem é Noah, qual a relação dele com o bem e o mal?
  • O que Claudia quer e qual sua batalha com Noah?
  • Noah é Bartosz?
  • Como será o mundo futuro, em guerra, que a nova temporada traz?
Divulgação

Futuro

Fique de olho: a segunda temporada já está na Netflix e o final da série já foi confirmado! Dark volta para fechar sua trilogia em 2020, dando mais nós em nossas cabeças antes de resolver sua trama misteriosa.
Giphy
Publicado em 24 de junho de 2019.
Edição: Maurício Dehò e Rodolfo Vicentini