UOL Entretenimento

Young-Hae Chang Heavy Industries

Dupla formada por Young-Hae Chang (Coréia do Sul) e Marc Voge (EUA)
Vivem e trabalham em Seul (Coréia do Sul)

Young-Hae Chang já produzia textos e intalações que ridicularizavam o poder na Coréia quando, em 1999, fundou o Young-Hae Chang Heavy Industries com Marc Voge. Trata-se de um projeto de webart que tem como objeto o funcionamento da Internet e a informação. A dupla produz textos, sempre com a fonte Mônaco (utilizada em computadores da Apple), de diversas cores e tamanhos, que contam eventos ocorridos com as pessoas que vivem em Seul. Esses textos, que aparecem na tela muitas vezes como créditos de cinema, vêm sincronizados com uma trilha sonora de jazz.

Todo o trabalho gráfico (desenho, cores e "banners") serve para exaltar o texto. A vida na Coréia é um tema que aparece de diversas formas nos trabalhos da dupla. Uma delas é a hostilidade entre Coréia do Sul e Coréia do Norte - o ditador Kim Jong já foi tema de diversas animações, como a "Cunnilingus in North Korea", que mostra um suposto discurso do ditador que trata de sexo e comunismo. A música "See Line Woman", de Nina Simone, toca durante a apresentação.

O Young-Hae Chang Heavy Industries expõe textos em inglês, coreano, francês, chinês, japonês e espanhol. A dupla já esteve presente em coletivas nos EUA, Coréia e Nova Zelândia. Ganharam o Webby Award por excelência em arte na web em 2000, em 2003, participaram da 50ª Bienal de Veneza e, em 2005, estiveram na Trienal de Arte de Fukuoka, no Japão.