UOL Entretenimento

Thomas Hirschhorn

Nasceu em Lenzburg, Suíça, em 1957. Vive e trabalha em Paris, França.

Estudou Desenho Gráfico na Schule für Gestaltung em Zurich, Suíça. Participou do "Graphus", um coletivo parisiense de designers comunistas. Em meados dos anos 1980, abandonou o design e passou a se dedicar às artes visuais. Suas influências são artistas tão diferentes quanto os construtivistas russos, Kurt Schwitters e Andy Warhol.

Hirschhorn é conhecido por suas instalações potentes que fazem referência à filosofia, política e cultura pop. Suas construções geralmente têm um ar caótico e são feitas com materiais baratos e efêmeros como papel alumínio, papelão, fita adesiva, compensado e páginas de revistas ou jornais usados. Nelas também o artista coloca livros, manifestos e escritos seus, mapas e uma série de outras coisas.
Hirschhorn baseia seus trabalhos no pensamento anti-escolar (Anschool) que refuta princípios de transmissão e formatação do pensamento, daí essa espécie de culto ao caos em suas obras.

Entre as inúmeras exposições de que participou, destacam-se a dos museus Jeu de Paume, Paris (1994), Documenta de Kassel em (2002), Centro Cultural Suíço em Paris (2004), Museu Serralves (2005) Bonnefantenmuseum, Maastrich (2005).
(Da Redação)