UOL Entretenimento

Pieter Hugo

Nasceu em Joanesburgo, África do Sul, em 1976
Vive e trabalha na Cidade do Cabo, África do Sul.

Pieter Hugo, considerado um dos mais talentosos fotógrafos da atualidade, desenvolve trabalho fortemente calcado na crítica social, incluindo ensaios sobre tuberculosos no Malawi, do genocídio em Ruanda, escravidão no Sudão, favelas no Brasil e comunidades idosas e albinos da África do Sul.

O fotógrafo fez residência de dois anos na Fabrica (Centro de Pesquisa e Comunicação da Benetton), em Treviso, Itália. Colaborou com suas fotos em diversas edições das revistas "Colors", "Adbusters", "Dazed & Confused", "The New Yorker" e "Sunday Times" (Inglaterra), entre outras. Já teve exibições individuais na Galeria Michael Stevenson, na Cidade do Cabo, África do Sul; no Museu de Arte Moderna de Roma, Itália; e no Museu de Arte de Viena, Áustria. Também foi selecionado na exposição "reGeneration: 50 photographers of tomorrow", exibida na Galeria Aperture, de Nova York, EUA, e no Museu de l'Elysée, em Lausanne, Suíça.

Sua foto intitulada "Mallam Galadima Ahamadu with Jamis" (Nigeria, 2005), foi a vencedora da categoria "Retratos" da competição do World Press Photo 2006.
(Da Redação e da Página 3 - Pedagogia e Comunicação)