UOL Entretenimento

Paula Trope

Nasceu no Rio de Janeiro em 1962. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, é mestre em Técnicas e Poéticas em Imagem e Som pela Universidade de São Paulo. Freqüentou os cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

A artista tem um trabalho político que envolve a interação com a população das favelas, comunidades pobres, crianças e adolescentes que trabalham ou moram na rua. Em sua série "Os meninos", ela fotografou meninos de rua usando câmeras pin-hole. Feitas artesanalmente com latas industrializadas, essa câmeras exigem grande tempo de exposição e geram imagens cujos contornos não têm muita definição. A escolha da técnica tem a ver com a condição de vida dos garotos. São crianças pobres, que não têm acesso às inovações tecnológicas, são, de certa forma, sem rosto, sem nome, invisíveis socialmente. Um procedimento recorrente no trabalho da artista é a incorporação de fotos feitas por outras pessoas. Assim, na mesma série "Os meninos", ela incorpora fotografias tiradas pelas crianças, fazendo com que eles passem de objetos a sujeitos da ação artística.

Paula Trope realizou trabalhos em comunidades como a Vila Pereira da Silva em que registrou o dia-a-dia dos jovens dessa favela e encorajou-os a fazer o mesmo durante oito meses.

Entre as exposições que participou destacam-se "Panorama da Arte Brasileira" no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1995 e 1999), "O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira", Itaú Cultural, São Paulo (2005). Realizou individuais na The American Society, Nova York (2006), Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro (2003), Paço das Artes, São Paulo (1998) Centro Cultural São Paulo (1998), entre outras.
(Da Redação, com colaboração de T. Rivitti)

Reprodução

"Anima", díptico, 1999/2002

Reprodução

"Mutação", 1994

Reprodução

"Durâmen", 1993/2002

Links

- Página sobre a artista na Galeria Vermelho (SP)

- Página do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça de 2004