UOL Entretenimento

Minerva Cuevas

Nasceu na cidade do México em 1975. Vive e trabalha na cidade do México, México.

A artista tem como foco ações políticas de denúncia e a transformação social. Faz intervenções urbanas, cria logotipos industriais, performances e happenings em locais públicos.
Minerva já criou uma empresa distribuidora de produtos e serviços, tais como carteira internacional de estudante (para todos, inclusive não-estudantes) e auto-adesivos com códigos de barras cuja função é promover a redução dos preços de alimentos nos supermercados clandestinamente.

Um de seus trabalhos mais polêmicos foi a realização de uma performance com um ator vestido de Ronald McDonald postado diante de um dos restaurantes da rede que falava aos passantes sobre a forma de produção dos alimentos do McDonald´s, as condições de trabalho dos empregados e dava números como os gastos da empresa com propaganda, entre outros.
Convidada pela Bienal de São Paulo, Minerva Cuevas fez uma residência em São Paulo nos meses de junho e julho para preparar a pintura de um mural no Pavilhão da Bienal. A obra será inspirada nos estudos que a artista fez em São Paulo sobre a representação dos índios na sociedade brasileira, histórias em quadrinhos e jornais da imprensa alternativa.

A obra da artista tem sido exibida em várias mostras que incluem a Bienal de Sidney (2004), Bienal de Istambul (2003) a VII Bienal Internacional de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos (2005), "Hardcore", no Palais de Tokyo, em Paris (2003); "Casino 2001", no S.M.A.K., em Gent (2001); "Da Adversidade Vivemos", no Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris (2001).
(Da Redação, com colaboração de T. Rivitti)