UOL Entretenimento

João Maria Gusmão e Pedro Paiva

João Maria Gusmão nasceu em Lisboa em 1979 e Pedro Paiva nasceu em Lisboa em 1977. Ambos vivem e trabalham em Lisboa, Portugal.

João Maria Gusmão e Pedro Paiva freqüentaram o curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se conheceram e passaram a trabalhar juntos em 2001.

A parceria se consolidou com a criação e a produção de peças, curadoria de exposições e autoria de textos teóricos. Seus trabalhos mais recentes são vídeos, filmes, fotos, projeções de slides e publicações.

"Eflúvio Magnético" é um projeto dos artistas que compreende a publicação de uma revista, a publicação de um texto dos artistas na revista NADA, exposições e a atualização de um site (http://www.efluviomagnetico.com/)
O trabalho da dupla tem origem em modelos teóricos pseudocientíficos, mitos, fenômenos paranormais.

Em "A coluna de Colombo" uma foto que mostra uma pilha de ovos, equilibrados um em cima do outro. "O encapuçado" é também uma foto, com a luz dirigida no centro de uma mesa de madeira para onde vários pregos convergem. Ao fundo, um homem de rosto coberto e com as mãos em movimento.

"A mola paleolítica" faz menção ao achado de uma equipe de pesquisadores que trabalham com vassouras e posam para a câmera com um grupo de rock, em um sitio arqueológico. Suas fotos não escondem a montagem e constroem um clima de mágica, cheio de efeitos e sensacionalismo.

Participaram das exposições "Mar Atlântico - Portuguese Video Art", FVNM Screening Room 1307, Chicago (2005), "Del Zero al 2005. Perspectivas del arte en Portugal", Sala de exposiciones Marcelino, Santander, Espanha (2005), "Lisboa Photo 2005", Lisboa (2005). Realizaram recentemente a exposição individual da dupla "Eflúvio Magnético (Síntese)" no Teatro Municipal da Guarda, Lisboa (2006).
(Da Redação, com colaboração de T. Rivitti)