UOL Entretenimento

Claudia Andujar

Cláudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. A artista vive no Brasil desde 1955 e mora atualmente em São Paulo.

Filha de pai judeu, mudou-se para a Hungria ainda criança e viveu de perto a Segunda Guerra Mundial. Em 1944, quando a Alemanha ocupou a Hungria, seu pai e outros familiares foram mortos num dos campos de concentração nazistas.

Ela conseguiu fugir para os Estados Unidos com sua mãe e passou a viver em Nova York. Chegou ao Brasil em 1955 e logo abandonou a pintura abstrata a que vinha se dedicando e escolheu a fotografia como meio de expressão. Trabalhou como fotógrafa na extinta revista "Realidade". Nesse período, entrou em contato com povos indígenas e recebeu diversos prêmios.

Na década de 1970, abandonou o fotojornalismo e se aproximou dos ianomâmis, chegando a viver com eles longos períodos. As fotos que realizou nessa época são seus trabalhos mais conhecidos até hoje, tendo sido expostos em museus de todo o mundo. São séries de fotos em preto e branco em que a artista retrata os índios e sua cultura. Seu trabalho sempre manteve um diálogo intenso com questões políticas como a luta por reconhecimento e demarcação de terras, sem abrir mão de um olhar humanista, profundo e poético.

Os trabalhos da artista estão em importantes coleções nacionais (MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras) e internacionais (MoMa - Nova York, Amsterdam Art Museum, Fundação Cartier de Arte Contemporânea).
(Da Redação, com colaboração de T. Rivitti)